Livro 17/2025

 "A Sibila" - Agustina Bessa-Luís.

É um romance difícil de ler. Precisei de calma, tempo e paciência.  Lê-se muito lentamente por causa da história que tem momentos contemplativos e por causa do vocabulário, dificil, muito rural, exigente, quase a fazer lembrar Aquilino Ribeiro. 

O livro gira em torna da Quina, mulher forte,  como são as mulheres desse livro, e determinada, que administra bem a quinta da família. De uma forma quase simples e quase a parecer uma conversa, várias personagens são apresentadas através de determinados episódios. Vamos contemplando a vida deles, percebendo toda as características humanas...

Quis desistir do livro várias vezes. Comecei e acabei outros pelo meio, mas voltei sempre à Sibila porque quis saber o que mais iria acontecer, que evolução iria sofrer Quina e que desfecho para o Custódio... 

Quando estava no 12°ano, este era um dos livros de leitura obrigatória.  Eu li "A Aparição" de Vergílio Ferreira, mas sempre com pena de não ter lido a Agustina... Se tivesse lido com 18 anos, não teria gostado, não teria percebido grande coisa e achá-lo-ia uma grande seca. Agora, acho que ainda não tive maturidade para abraçar o seu todo e que tem de ser relido dentro de alguns anos..

Dou-lhe 4 estrela.



Comentários

Carolina disse…
Li-o antes dos 18 e é um dos livros do meu coração. Passados 30 anos (autch) já não me lembro de muito, mas foi-me um dos livros revelação de que a leitura era uma coisa maravilhosa. Tenho lembranças difusas, mas tão boas dos momentos em que li esse livro. Tantas que tenho muito receio de o reler e de tudo isso se desmoronar.