Livro 26 - "La Carte Postale"
"La Carte Postale" - Anne Berest
Este livro foi muito falado na França e está sempre a ser comentado nas várias redes sociais. Infelizmente ainda não foi traduzido em português, mas está traduzido em inglês para quem é mais anglófono. Digo já isso porque é um livro que recomendo. É um livro sobre os judeus durante a segunda guerra, mas também sobre os descendentes dos sobreviventes numa França continuamente antissemita.
A partir de um postal que recebe em 2003 e onde apenas alguém escreveu os nomes de 4 familiares desaparecidos nos campos de concentração, a autora vai à procura da história da sua família e do autor do postal. Quer saber o que aconteceu para homenagear as vítimas, os seus familiares, mas também para tentar perceber como foram as relações entre a sua avó - única sobrevivente da família - e a sua mãe, nascida já no fim da guerra. Percebendo esta relação, percebe a dinâmica que teve com a sua mãe e a sua relação com a palavra "judeu".
Através da investigação minuciosa da sua mãe e depois com a sua, recorrendo até a detetives privados, temos um relato factual
dos acontecimentos, mas também uma relato íntimo. Há ainda o cuidado em relembrar todas as artimanhas legais dos nazis e do governo francês sob a alçada dos nazis para acabar com um povo.
É um livro viciante, que me assenta bem. Fascina-me essa coisa de ir recuperar à linha do tempo a vida dos esquecidos. Gostei muito. Não sendo uma obra-prima da literatura, é um livro que se deve ler.
(O ficheiro epub. é fácil de encontrar nos vários grupos de ficheiros especializados...)
Comentários