Livro 22 - "A Noite Não é Eterna"

 "A Noite Não é Eterna" - Ana Cristina Silva


Mais um livro da Ana Cristina Silva... Aqui, a ação decorre na Roménia,  durante a ditadura de Ceausescu. Uma mulher perde o filho por causa e para (d)o Estado. Seguimos então os passos dela para o reaver,  para ultrapassar o luto, a dor e a tristeza. Há referências aos orfanatos romenos, cujas imagens me deixaram angustiada aos 11 /12 anos, à fome que vitimou um povo, à "Mãe dos Romenos",  à polícia política e acaba com a revolução.   

Lê-se mas não me acrescentou muito. 3 estrelas. 

[O livro fez-me lembrar a minha passagem de ano de 89/90, em que antes de me sentar à mesa, vi na televisão parte do julgamento, as imagens dos dois tiranos mortos e a festa do povo romeno. Mais do que a queda do muro, foram as imagens da revolução de Bucareste que me marcaram e que me despertaram para um mundo fora das paredes da minha casa.]

Comentários