Livro 34
"Rio do Esquecimento" - Isabel Rio Novo
Exposto na seção "novas aquisições ", os meus olhos cruzaram-se primeiro com a foto da capa e depois com o título. Num impulso, agarrei no livro e trouxe. Disse-me o bibliotecária que era a primeira leitora a requisitá-lo.
Nunca tinha ouvido falar da escritora nem do livro.
É um livro que nos leva para o Porto do final do século XIX (e tive pena de não conhecer o Porto para me orientar nas ruas indicadas, embora tenha gostado de estar por lá perdida, tendo o Rio ou a rua de Santa Catarina como referência. )
É-nos apresentado um brasileiro rico e velho que regressa a Portugal para legitimar uma filha e deixar-lhe uma fortuna em herança. A filha que outrora era rejeitada por todos, filha da desonra e da vergonha, fica noiva de um homem que está apaixonado pela mulher de um grande amigo. Este é o ponto de partida de um romance que é contado de forma não linear. Há avanços e recuos no tempo. Não segue o percurso dum rio ou da vida vivida. Desta forma, tive de ler devagar para entender os sinais e as personagens.
O livro prendeu-me pelas atitudes das personagens, que nem são por aí além e que nem são demasiadas aprofundadas mas gostei delas por não serem perfeitas. A forma como é contado o enredo também me prendeu. Parecia que estava a boiar ao sabor das palavras e do tempo, como se estivesse um pouco à deriva. Fiquei decepcionada, no entanto, com o fim. Parece que não chegou a lado nenhum ; parece que ficou preso nas águas turvas de um rio; parece que ficou tudo em suspenso. Ou este livro é para ser entendido assim, como um rio tranquilo (ou não) que segue o seu leito.
Precisava de falar com pessoas sobre o livro que me chegou às mãos inesperadamente para trocarmos umas ideias sobre o assunto, como escreveu o outro.
4 estrelas.
Comentários