Sobre o calendário do Advento e as atividades

Há dois anos que fazemos o calendário do Advento. Depois de ter lido o artigo do blogue Mum's the Boss sobre o assunto, quis ter um. Há uns muito bonitos pela Internet fora mas eu adquiri os meus no Lidl e as atividades foram colocadas na véspera, por trás da janela que corresponde ao dia, com a ajuda de um x-ato e de alguma perícia. A atividade era pensada de acordo com a hora de chegada à casa / dia da semana.
Posso dizer que com o calendário do Advento e com as suas atividades, descobrimos todos a magia do Natal.
O mês de dezembro passou a ser o mês mais fácil para sair da cama. Eles acordavam e diziam logo "mano, calendário do advento" e era vê-los ir abrir a janela, como as crianças dos filmes que vão a correr abrir as suas prendas no dia 25, ainda meias ramelosas. Não houve "mais 5 minutos" ou birra para sair do aconchego dos lençóis polares. Posso assegurar que só por isso, valeu a pena. Foram 24 dias sem nervos logo pela manhã...pelo menos nessa parte. Mas foi muito mais do que isso. Foram atividades simples, que não ocupavam muito do nossa tempo mas que perduravam cá dentro. Por exemplo, a partir de uma atividade, decretou-se que daí semprem diante, sempre que se ouvisse a música de natal da M. Carrey , teríamos de dançar," e vai ser para sempre". Na tarde de 24, dançámos muito. Ou o jantar à luz de velas fez com que estivéssemos tão relax que acabámos o jantar a cantar e o pai a tocar. Não consigo explicar mas é uma coisa que nos une muito.
Para mim, a que mais gostei foi enterrar desejos porque perpetuámos o nosso vínculo através de um desejo e do Advento ou ouvir músicas de natal ao PA porque transformaram-se em "5-6 minutos " loucos e bons antes do trabalho. Eles dizem que gostaram de todas. Já disseram que queriam fazer mais para o proximo ano. Challenge accept!

Recapitulando todas as atividades:
- fazer um enfeito para a porta de casa.
- cada um escolhe uma vela e mantém - na acessa enquanto estiver acordado e em casa
-escrever um e-mail ao pai natal.
- tirar fotos giras e tolas em frente à arvore.
- dar abraços às pessoas que amamos.
- apanhar pinhas e azevinho.
- escrever um desejo, guardá-lo numa caixa e enterrá-la, fazendo um mapa com a sua localização.
- escolher uma palavra importante e colocá-la na árvore.
- gravar uma mensagem de natal  .
- Ajudar é importante.Vamos dar comida a quem precise.
- comprar uma lotaria do Natal  (by the way, não ganhámos).
- andar de carrossel
- dar um abraço coletivo todas as horas.
- o que é para ti o Natal?
- jantar à luz de velas.
- ouvir músicas de natal ao pequeno-almoço .
- dançar uma música de Natal.
- invocar opainatalcom um barrete na cabeça,  gritando oh oh oh.
- ver as iluminações de Natal.
- ver um filme de Natal.
- fazer flocos de neve.
- caça ao tesouro com mensagem do pai natal (atividade cuja preparação  nos deixou, a mim e ao pai, mais emplogados).






Comentários

Mary QA disse…
Eu tive muita pena de o calendário não ter funcionado bem este ano - em parte foi culpa minha, pois não me lembrei de ir escrevendo as frases em cada dia e escrevi-as todas no dia 30 de novembro, respeitando apenas os dias de anos e os fins de semana, mas claro, na prática acabou por não resultar...
Mas o importante foi mesmo fazer as actividades, e acho que consegui fazer algumas, e espero que se mantenha a tradição para alongar um pouco a época natalícia e não a resumir ao dia 24 e 25...