Pré-escolar e dúvidas

Hoje fui buscar os impressos para inscrever o Tiago no oficial. Não sei se terá vaga, nem sei se quero que ele tenha vaga. Se por um lado me seduz o ensino gratuito (jardim de infância), ainda mais agora que vou duplicar a mensalidade com a entrada já na segunda-feira do meu Pedrinho, por outro, custa-me muito (muito mesmo) tirar o Tiago do local onde está há algum tempo e separá-lo do mano.
Vamos, por agora, deixar correr e inscrevê-lo e logo se vê.

Nota1: os jardins de infância públicos fecham às 15h00! Que parvoíce! Teremos de recorrer ao ATL público que fecha às 17h00!

Nota2: fui buscar os impressos a uma escola pública (2+3). Há anos que não entrava numa escola pública. E agora sei que vou parecer uma mete-nojo, mas fiquei tão apavorada com a escola pública e sobretudo com o ar dela. Parecendo ainda mais mete-nojo, pensei cá para mim "é isso que quero para os meus filhos? Ui...medo!" Mais ainda quando entrei na escola sem ninguém me perguntar nada ou quando ouvi uma auxiliar dizer "temos de chamar a PSP" . Medo, muito medo! Eu sei, há escolas e escolas...mas é defeito de profissão: eu no meu colégio super bem estou muito mal habituada...
(sim, até a mim, a conversa enjoa...)

Comentários

bicho ruim disse…
Gostei muito deste post, Tella. Nós estamos a pensar fazer o mesmo, mas ainda não visitámos escolas públicas. estamos pendentes de uma mudança de cidade, o que complica. Temos de os inscrever na escola pública da área de residência ou podemos em qualquer uma (ou várias)? Também me incomoda o impacto que essa mudança teria para ela, mas não sei se podemos escolher escolas. e se a diferença entre "escolas" e "escolas" é sempre acentuada como a que descreveste. PSP? OMG! Não me pareces nada enjoada, mas sim preocupada :)
Sorodrigues disse…
Eu não consegui tirar o Cláudio do colégio onde andava desde os 6 meses, durante estes anos todos...fiz das tripas coração para lhe conseguir pagar a mensalidade...ganhava 400, 200 eram para a mensalidade, 100 para a gasolina e ficava com 100 para o mês inteiro...só para teres a ideia.
Só este ano lectivo e ficando desempregada o tirei de lá. A diferença é abismal entre o publico e o privado, e não estou a falar do dinheiro...
Mas ele agora também está mais crescido e percebe as coisas...quando me divorciei disse a mim mesma...nem que tenha que comer pedras mas ele está a passar por tanto que não lhe vou dar mais esse desgosto e enquanto puder ele vai ficar ali...e ficou 10 anos.
Anónimo disse…
Eu sou pela pública e já inscrevi o Manuel para entrar ainda em Maio. A pré para onde ele vai também é só até às 15h, mas pode-se optar por um prolongamento até às 18h. Bjs
Anónimo disse…
Lol...n metes nojo nada..so acho ke estas preocupada com razão..mas a PSP tb vai às escolas privadas com frequencia, ou vives na santa ilusao ke os meninos ricos ou ke se fazem na sua grande maioria, n fazem asneiras e da grossa?? fazem, e eu falo com experiencia ke aki chegam mais meninos ricos/ marginais ke de outros..
infelizmente o medo dos pais apesar de ser legitimo, é mtas vezes aproveitado para disfarçar o preconceito de querer os filhos separados dos "pobres"...
Tella disse…
Bicho Ruim,
podemos optar entre 4 jardins de infância do agrupamento da nossa área de residência, por ordem de preferência.

Os jardins de infância tem incluído o primeiro ciclo.
manue disse…
olá, acho que já escrevi sobre isto no meu blog, na nossa zona temos vaga no público, no entanto fecham tão cedo que teríamos de pagar ATL (carrinha leva os miudos para o ATL), ora bem esse ATL fica exactamente na associação popular onde o Lucas anda agora, ou seja pouparíamos uns trocos (não muitos) e teríamos de o tirar da sua turminha onde está tudo a correr bem, sem nenhuma vantagem concreta.
Eu antes pensava em inscrevê-lo no liceu francês, mas estou uma mariquinhas, não teria coragem de o inscrever num sítio tão enorme e impessoal, acho que iria sofrer muito porque é um bocado o principezinho no infantário onde está....ai ai escolhas escolhas. Agora quanto ao público, há de tudo, não te deixes impressionar, e sim, estás mal habituada ;)
Nokas79 disse…
No ano lectivo em que completava 3 anos o Bruno foi para uma pré pública, até então tinha andado numa creche privada. Foi um ano difícil, com muito choro á mistura e pedidos para voltar à escola antiga. Ao fim de meio ano é que a coisa começou a melhor e já há muito que adora aquela escola.
Quando falamos de infra-estruturas e materiais é certo que há privadas melhores mas a o corpo docente e não docente são do mais importante e aí tivemos muita sorte. Com a grande vantagem que apenas pago 15€ por mês pelo prolongamento de horário que inclui 3 acts extra.
Nokas79 disse…
Qt á PSP, e no âmbito da escola segura, os miúdos são frequentemente visitados pela polícia. Aqui na escola o Polícia Tonecas é o maior!!! Mas acredito que não era desta perspectiva que estarias a falar...
E.M disse…
Pois é Tella, infelizmente é com o coração cortado em pedaços que ("é isso que quero para os meus filhos? Ui...medo!") penso assim tantas vezes... infelizmente sei que as escolas não são perfeitas... tu sabes... mas depois de tanto procurar, analisar, pensar e repensar, dei por mim a inscrever o Gui num privado, mais caro do que o que pagamos actualmente, já que os públicos não ofereciam grandes argumentos e depois de ter ouvido tanta gente o escolhido tinha ponto a desfavor, mas poucos e as referências eram garantidas.
Espero que não se volte contra o feiticeiro. Sei que é uma mudança obrigatória para ele, então, que seja para melhor, nunca para pior.
É engraçado que senti muito do que dizes... a minha entrada raramente foi questionada e facilmente aceite... deixa-me a pensar.
E olha, a conversa não enjoa não. Põe a pensar. Põe-nos até a pensar se, com medo de enjoar, muitas vezes não tomamos decisões mais acertadas. Por isso segue... :-)
bjs
mãe pimpolha disse…
O meu vai para uma pública já para a outra semana.
Só tem duas salas, ao todo deve ter umas 40 crianças. Não trocava por uma cheia de cachopada.
Beijocas
persiana disse…
Já escrevi no meu blog sobre este assunto. Aqui o prolongamento de horário vai até às 19h, não havendo necessidade de ATLs e afins...
Teremos um edifício novo, mas as q estão em funcionamento não são mas e estão bem equipadas!!!
e sim, estás mal habituada, eu tenho 22 anos como aluna e 11 anos como professora no Ensino Publico e digo-te que o aspecto das escolas está assim pq não há dibheiro nas camaras municipais pra embelezar os espaços, mas garanto-te q o corpo docente e não docente é bom (até mt bom!), claro q ha maus profissionais como em todo lado!!! No publico tens alunos de todas as proveniencias da sociedade, filhos de médicos a filhos de varredores, mas há uma inclusão real na nossa sociedade que tem desigualdades e com as quais os nossos filhos terão de viver. Cabe-nos a nós pais fazer o acompanhamento próximo dos nossos filhos!!!
já me alonguei! boa espera!
bjs
Raquel
Elsa Filipe disse…
Olá. Achei este post bastante interessante. Estás preocupada e com razão! Há bom e mau tanto no público como no privado, mas como no privado há mais verbas também há mais segurança, melhor qualidade de espaço e equipamentos, etc. O reverso da medalha é a exurbitância que muitas vezes os pais pagam. Mas também há maus colégios privados/particulares. Temos de saber é distinguir o trigo do joio. E avança com a inscrição que vais ver que não te arrependes.
Mariana Stannten-Ribeiro disse…
Adorei este post.... acho que enquanto mães temos todas as mesmas dúvidas. Tenho 3 filhas, e cada uma com uma experiência diferente.
A mais velha, que anda agora na faculdade, andou num infantário estatal,a do meio (que anda agora no 9º ano) andou num colégio privado e a mais nova (que tem 4 anos) anda num infantário que é uma IPSS (acho que é assim que se chama... tem um grande contributo do estado, mas mesmo assim ainda pagamos um bocadito por mês).
O curioso é que de todas as experiencias, a nível de ensino infantil, a que menos gostei foi a do colégio. Apesar da boa formação (um colégio de freiras e tal) achei que no publico os míudos fazem muito mais actividades lúdicas, dão-se com todo o tipo de míudos, as educadoras são infinitamente mais experientes (porque acabam por lidar com um n número de situações que não vemos nos privados) e tudo mais :)
Já no que diz respeito ao ensino primário não posso responder pois as minhas filhas frequentaram apenas o ensino privado, mas segundo me dizem amigas que têm filhos que já frequentaram os dois, mais vale optar pelo privado, uma vez que são anos de extrema importância para os miúdos, e são a base de todo o ensino, logo estar em turmas mais pequenas, com profissionais mais atentos acaba por ser mais importante, mas isto também depende dos prof's que se apanham... No tal colégio privado uma das minhas filhas teve uma professora inesquecivel mesmo, a melhor profissional de sempre. Uma freira muito competente, que tinha um jeito e um amor aos miudos que eu nunca vi. E apesar de umas réguadas na mão (que na minha opiniao mal nunca fizeram!!) e uns puxões de orelhas todos os míudos a adoravam e tinham-lhe um respeito atroz. E estou convencida que toda a base que a minha filha teve lá foi essencial para conseguir chegar onde está hoje.
Já a minha filha do meio, que frequentou exactamente o mesmo colégio, apanhou uma professora, também ela freira, mas que era muito mais "soft", e acho que não ficou tão bem preparada...
A partir do 5º ano recomendo a 100% escolas públicas, sem dúvida. Se possivel até ao 12º ano... Cometi o erro de amolecer com a mais velha... tinha muitos amigos no colégio lá a deixei ficar. A minha do meio agora anda numa pública e acho o ensino excelente, as infra-estruturas ainda melhores(todas as salas estão equipadas com quadros interactivos, têm um pavilhão desportivo completamente equipado com tudo possivel e imaginário, cantina espetacular..).
Acho que em tudo é preciso ter sorte. Apanhei no ensino público excelentes profissionais (directoras de turma que me enviavam e-mails diariamente com informações acerca da minha filha) e péssimos profissionais (uma professora de educação fisica absolutamente execrável)... O mesmo sucedeu no privado.
Boa sorte com a escolha! Acima de tudo que o seu principe seja feliz e tenha uma boa preparação :)
Mariah disse…
Também estou com as mesmas dúvidas, e acredita que nunca tive. Sempre fui uma defensora do ensino publico, mas agora com o meu filho, não sei o que fazer. As ofertas por aqui são escassas, o que vou ouvindo das duas escolas publicas que existem por cá angustio-me. Há uma privada, mas essa está completamente posta de parte. Preocupo-me com a segurança do meu filho, é certo, mas também com a qualidade do ensino, porque considero que a primária é fundamental. Um beijo
Tella eu vou amanhã inscrever a Beatriz no público. Só tem 2 escolas do agrupamento. Tenho como solução inscreve-la tb na zona do meu trabalho ou no particular de uma amiga (onde ela fica de vez em quando). Em questão de adaptação parece-me que não vai ser nada dificil. Mas 2 escolas na área da minha residência e ela a fazer apenas os 4 em Novembro, tenho cá para mim que não vai ter vaga... Público ou privado? Obviamente prefereia o privado: aí sei que ela está mesmo debaixo de olho quer nas brincadeiras, quer na alimentação, conheço as educadoras todas e as auxiliares, são turminhas mais pequenas... Mas de 250 a 80 euros vai uma grande diferença no orçamento cá de casa!!! Sabes que documentação é necessária? Fotocopias do quê, é necessário fotos??? Beijinhos
Catarina disse…
Ora aqui um post interessante...Já estive na tua posição, inscrevi o meu Tomas no liceu francês o ano passado para começar lá aos 3 anos. Pensámos muito no assunto, eram muitos dias de férias, horários impossíveis para nós, etc...Fizemos a inscrição, e tratamos de tudo, à utlima hora, voltámos atrás na decisão, os valores tinham aumentado 10%, impossivel a gerir com a chegada do 2º. Entretanto, pensámos que seria bom inscrever na pré perto de casa numa escola pública, mas ainda não o fiz, acho que só vou faz~e-lo quando tiver 4/5 anos, antes não, não quero arriscar. E o 4/5 anos é a pensar na entrada para a primária!
São decisões dificeis.
Bjs
Tranças disse…
Pois, é lixado mesmo. Quando não conhecemos outros achamos que o oficial é bastante bom, mas quando vimos outras realidades dá medo, pois é.
O Miguel está no ensino oficial, mas eu optei por deixá-lo na mesma no A.T.l. no infantário onde desde os 5 meses anda. Ele está no turno da tarde e são as minhas colegas que o levam e eu vou buscá-lo.
Mas à escolas e escolas, né. É uma opção que tens de ponderar...deixá-lo até à entrada da escola primária na escola onde ele está bem e tem agora também o mano ou mudar e voltares a ter mais um adaptação... É lixado...

Beijocas grandes