Livro 10 - 2020

"Luanda Lisboa Paraíso " de Djamila Pereira de Almeida.

Este livro conta a história de Aquiles, um rapaz que nasce com uma deformação no calcanhar, do seu pai, Cartola e da sua mãe, que vive presa a uma cama desde o nascimento do filho. Vivem em Luanda.
Pau e filho embarcam para Lisboa para que Aquiles seja operado e fique sem nenhuma deformidade. 
Numa Lisboa cinzenta, estão ao abandono, desamparados e sem nada. Vivem numa grande pobreza. Depois de um logo internamento, acabam no bairro de lata "Paraíso" onde, apesar da pobreza e do abandono, existe alguma esperança.
No livro, a esperança, de mão dada com a pobreza, espreita em cada canto. 

O livro tem passagens muito bonitas, muito bem escritas. Conseguimos perceber as dificuldades pelas quais a diáspora angolana passou nos anos 80: a fome, o abandono, a pobreza, o trabalho nas obras, etc.
Há reflexões sobre a vida que mercem ser sublinhadas mas apesar disso tudo, o livro vai perdendo interesse porque as personagens - sobretudo o Aquiles -  mereciam uma maior preocupação por parte da autora. Muitas vezes, pareceu-me que não fomos ao fundo dele, que era uma aproximação superficial.

É uma história bonita, que tem muito boa classificação no Goodreads e que ganhou prémios e tudo, mas eu não fiquei assim tão rendida. Não me cativou.
Dei-lhe 3,5 estrelas.
(Gostava que alguém do meu entourage o lesse para ouvir a sua opinião. Estou curiosa em saber se há mais a pensar como eu ou se algo me passou ao lado).

Comentários

Mary QA disse…
Fiquei com vontade de ler, mas na semana passada trouxe de casa do meu pai 4 sacos de supermercado (dos grandes) de livros (uma ínfima parte da sua biblioteca) e por isso tenho livros até ao resto do ano e este não está incluído...