Livro 24 - "O Tempo e o Vento: O Continente" - volume 1 e 2

"O Tempo e o Vento: O Continente - Parte 1" de Erico Verissimo.


Foi uma sugestão de uma colega, aquela que me sugeriu há um ano "As Vinhas da Ira". Dizia ela que este romance, que tem 3 partes, é um dos livros que toda a gente devia ler. Desvendo já a coisa,  dizendo-vos que estou de acordo com ela. 

Nesta primeira parte da trilogia, descobrimos o nascimento do estado de Rio Grande do Sul através da história de uma família ao longo quase 150 anos, de 1745 até 1895. É uma saga muito bem construída e com personagens que me marcam. 
Senti intensamente aquela gente, aquele cheiro, aquela terra vermelha, aquele falar das pessoas do Sul e as vivências daqueles homens e mulheres. Já há muito tempo que não era arrebatada assim por um livro e que me apaixonava pelas personagens. Não consigo dizer qual a minha preferida, mas tenho um fraquinho pelo médico alemão e um maior ainda pelo capitão Rodrigo Cambará. 
O romance prendeu-me tanto que o quero na minha estante para lá voltar quando me apetecer. Já o encomendei numa livraria brasileira (não é editado cá em Portugal) e mandei vir também os dois outros volumes.

Se eu tivesse um top qualquer de livros, este estaria por lá, de certeza. 5 estrelas. 
(Aguardo agora os seguintes volumes, que chegarão em Setembro.)

Comentários