Livro 27 - "Samarcanda"

 "Samarcanda" - Amin Maalouf


Este livro pertencia à minha amiga Ana e por isso o trouxe para as férias. 

Este livro fala de um manuscrito com poemas de um grande poeta persa do século X e XI. Na primeira parte, descobrimos a vida deste poeta, junto dos vizires, dos xás, da sua amada e afins em várias cidades do Oriente. Fui incapaz de me localizar no espaço, pois não conheço grande coisa por aquelas bandas. Samarcanda é uma cidade que fica no Uzbequistão e onde o poeta escreveu esse tal manuscrito. 

Na segunda parte, estamos no início do século XX. O Ocidente descobre o Oriente e esse poeta em particular. Seguimos então uma personagem - encantadora, diga-se - pelo Oriente e pelas mil cidades para mim quase todas desconhecidas, à procura do livro. Pelo meio, temos conhecimento da evolução política e social da Pérsia, que é dominada pelos vários Impérios europeus. Tédio!

Achei tudo aborrecido. Não gosto particularmente da cultura das arábias, talvez por não a conhecer. Daí o esforço para ler o livro até ao fim. Vizir, sultão, xá, xiismo, sunitas, ismaelistas, rota das sedas, haréns, cadí e as cidades de Samarcanda, Nichapur, Alamut, Ispaão foram entediantes.

Sei que muitos leitores têm um fascínio pelos contos orientais, mas eu nem por isso. Já no ano passado, li um livro do mesmo autor e com o mesmo ambiente e não tinha apreciado muito. 

Dei-lhe nota negativa: 2 estrelas.

Comentários

Mary QA disse…
Aquela situação em que a tua opinião e nota negativa me fazem ter ainda mais vontade de ler o livro (que está na minha lista há que tempos!) - quero sempre saber mais sobre essa zona do globo e a sua história!
Tella disse…
Mary, eu empresto-te o livro se não o tiveres.