Livro 33- "A Breve Vida das Flores"

 "A Breve Vida das Flores" - Valérie Perrin


Comprei o livro naquela ida despropositada ao centro comercial.

Tinha lido, há uns tempos, um artigo francês sobre um livro da autora, intitulado "Trois", mas que ainda não foi traduzido cá. De repente, oiço falar da autora por cá também. Parece que toda a gente tinha lido ou estava a ler "A Breve Vida ..." (cujo título em português nada tem a ver com o título francês "Changer l'eau des fleurs" - a saber Mudar a água das flores, como quem diz manter a esperança e a vontade para que uma flor (ou pessoa) não morra. Quer dizer, interpretei assim a coisa depois de ler o livro, claro, e vale o que vale. )

O romance fala de Violette, uma mulher que trabalha num cemitério. Acompanhamos a vida dos mortos, dos vivos que visitam os mortos e a própria história da Violette. Mas todo livro fala sempre sobre a vida e o renascer. É uma ode à esperança, quase.

A Violette é uma personagem que nos marca porque aguenta o livro quase sozinha. As outras personagens, os amigos dela, são bonzinhos e até há um desconhecido, que se tornará seu amigo, que a salva e que me fez lembrar o mestre japonês do "karaté kid" (don't ask). Tudo assim previsível na caracterização das pessoas.  Há, no entanto, reviravoltas no final do livro, que, verdade seja dita, me agarrou sempre do princípio ao fim.

É um livro giro de ser ler, mas diria que é um livro de gajas. Ai o preconceito, eu sei...

Dei-lhe 4 estrelas. Leiam e digam-me o que acharam. (É que o livro foi comparado com a "Terra Americana" e, ó meninas, muito longe disso!) 

Comentários

carolina disse…
Está na minha lista. Não te desfaças dele até me emprestares o dito...