Livro 41 - "Ratos e Homens"

 "Ratos e Homens" - John Steinbeck

 


 

Ouvi falar do livro neste blog de livros. Como "As Vinhas da Ira" do mesmo autor me marcou muito, resolvi ir buscá-lo à biblioteca.

É um livro de 100 páginas que conta a história de dois homens, dois amigos, que andam de quinta em quinta a trabalharem como jornaleiros durante o tempo da Depressão, nos E.U.A. e em busca do American Dream. Um dos homens é retardado, mas dotado de uma força gigantesca, e está completamente dependente do seu parceiro, homem bondoso. (Faz lembrar um pouco a personagem de Tom Joad das Vinhas da Ira.)

O autor cria um ambiente opressivo, carregado de maus presságios. Sentimos durante toda a leitura que algo vai acontecer: há sinais, dados por outras personagens e até por um cão, que a coisa não vai ser fácil. Não estava à espera, ainda assim, daquele final. O Steinbeck voltou a surpreender-me com este final.

Acabei de ler o livro ontem e pensei que ia dar-lhe 4 estrelas. Entretanto, hoje de manhã, ainda a remoer o livro e aquele fim, achei que merecia um 4,5. Agora, acho que merece 5 estrelas. Recomendo. 

 

Comentários