Livro 43 - " O Acontecimento"

 "O Acontecimento" - Annie  Ernaux

Annie Ernaux conta-nos um acontecimento que a marcou para sempre: o aborto que fez em 1963, numa época em que o aborto ainda era ilegal. 

É uma escrita intimista e feminina, sem grandes rodeios.

"Pode acontecer que uma tal narrativa provoque irritação, ou mesmo repulsa, seja qualifacda de mau gosto. Ter vivido determinada coisa, seja ela o que for, dá-nos o direito imprescindível de a passar a escrito. Não existem verdades inferiores.  E se não levar até ao fim a relação com essa experiência, estou a contribuir para ocultar a realidade das mulheres e a colocar-me ao lado da dominação masculina do mundo)."

Gostei muito. Dei-lhe 5 estrelas. 

Como me dizia uma pessoa do meu entourage, "quase todas as mulheres da minha geração fez um aborto. Ninguém o admite, mas fizemos. Eu não morri por sorte. "


(Recebi um Kobo no Natal. Este é o meu primeiro livro lido no aparelho.)


Comentários

Carolina disse…
O que me ocorre após relembrar que tenho este livro na lista: este ano vais poupar bué peso para a ilha… lol
Anónimo disse…
Acabei ontem de ler...gostei muito. Também foi prenda, pedi o Kobo mas aqui em casa acham um desperdício! Feios, vou ter que oferecer a mim própria :)
Beijos e um Bom Ano
Mariah
Filomena disse…
Ainda não li nada desta autora mas só oiço dizer bem. Pode ser que a conheça em 2023. Bom ano Tella
Mary QA disse…
Ui, com este novo aparelho vais ficar ainda mais imparável!

Bom ano!