Livro 41 - "Onde Crescem os Limoeiros"

 "Onde Crescem os Limoeiros " - Zoulfa Katouch


Escolhi este livro pela capa. É linda, em tons de azuis (eu sei que a p/b, não dá para ver bem, mas é.) Pela capa, intuí que era uma história que tinha a ver com o Médio Oriente. 

Não me enganei quanto a isso. É uma história que tem como pano de fundo a Síria. Há muito sofrimento e muitas mortes. É a história completamente previsível de uma miúda de 18 anos, no meio das atrocidades da revolução, que trabalha num hospital,  que se apaixona e que decide atravessar o Mediterrâneo. É chato porque relata, de forma lenta e repetitiva, factos. Ora eu quero mais do que isso... Nem consegui sentir empatia pelas personagens ou pelas vítimas.  Zero. Parecia um romance de cordel, um filme mau de sábado à tarde. Ou um livro para miúdas, ou talvez nem isso porque a realidade do Médio Oriente é demasiado diferente da nossa. As adolescentes querem a Colleen Hoover...

Confesso que passei assim umas páginas porque não dava. 

A capa do livro, por sinal bonita, diz "Bestseller" e pergunto-me como? Enfim, há livros assim, que toda a gente admira, mas que nos passam ao lado. Este é mais um deles. 

2 estrelas.

Comentários