Livro 43 - " As Pequenas Memórias"

 "As pequenas Memórias" - José Saramago


Livro recomendado por uma colega, que tem os mesmos gostos literários que eu. 

É a voz do Saramago que nos conduz pelas suas memórias ou como ele próprio diz "as pequenas memórias de quando fui pequeno, simplesmente ". Entre a Azinhaga e Lisboa (e numa zona de Lisboa onde moro, ainda por cima!), entre os 2 e 16 anos, ouvimos o Saramago a contar-nos histórias engraçadas e emotivas. 

Li, talvez, a melhor descrição que alguma vez alguém fez sobre um avô. Li, talvez, uma das melhores passagens sobre uma avó (...e disseste, com a serenidade dos teus 90 anos e o fogo de uma adolescente nunca perdida: 《 O mundo é tão bonito e eu tenho tanta pena de morrer.》Assim mesmo. Eu estava lá".) 

É um Saramago diferente, mas sempre excelente. O mestre.

5 estrelas. 

Comentários