Livro 5: "O Monarca das Sombras"

Depois de ver "Mães paralelas " de Almodóvar,  tive vontade de ler coisas sobre a guerra civil espanhola. Cheguei a este livro através da Internet, que menciona dois livros deste autor sobre o tema. 

Este é um livro em que o autor, Javi Cercas, vai à procura da vida do seu tio-avô, que morreu aos 19 anos durante a guerra civil espanhola. O tio-avô,  Manuel Mena, é herói da família e da povoação. O autor tem no entanto uma visão diferente. Para ele, é uma vergonha ter uma família que esteve do lado errado da história, ao lado da ditadura franquista. 

Gostei da procura dele por documentos,  relatos e factos sobre o tio, cingindo-se  estritamente a isso. ( Gosto de ir à procura de mortos e de saber as suas histórias.)
Gostei da contextualização histórica e social da Espanha na antevéspera da guerra e sobre a qual não sabia nada.
Gostei do dilema constante do autor, homem de esquerda, que vive envergonhado das suas raízes, dos seus antepassados, mas que depois cresce e se apercebe de muita coisa. 
No entanto, não gostei do relato militar da coisa, da infantaria, do 13° exército, da batalha do Ebro, etc.
Houve momentos em que li o livro sem parar, a querer perceber aquele miúdo que se alista nos falangistas e que morre tão cedo,mas também houve outros em que a coisa se foi arrastando. 
3,5. 

Comentários