Livro 1 - "A Máquina de fazer Espanhóis"

 

"Máquina de fazer espanhóis " - Valter Hugo Mãe 

Trouxe o livro da biblioteca depois de ter sido recomendado por uma colega com quem raramente falo. Viu-me a ler. Perguntou pelo título do livro e às duas por três,  falava-me do Valter Hugo Mãe e deste livro com tanta veemência que fiquei curiosa. 

É um livro que fala sobre um homem que entra para o lar "Feliz Idade".   Comovi-me com a descrição da sua entrada no lar e da sua raiva. É um livro triste porque percebemos que é o fim. Mas há também sorrisos porque os velhos fazem-nos sorrir, com as suas considerações e devaneios. Dizem verdades absolutas, quase. Há uma personagem, o "Esteves",  que é citado num verso de um poema do Fernando Pessoa, e que é maravilhosa.

Falar ou escrever da terceira idade e da morte com tanta sensibilidade não é para qualquer um.  4 estrelas.



Comentários

Carolina disse…
Li esse livro numa altura de feridas abertas com a partida dos mais velhos na família e adorei. Pelo título, não me lembraria de já ter lido o livro, mas o teu texto trouxe-me isso à memória.
Nokas79 disse…
Também já o li. E adorei.