Os livros de 2021

Já falei do meu top 3 no post anterior, mas vamos aos números e dados.

Livro com menos páginas: Asterix e O Grifo, com 48 páginas.

Livro com mais páginas: Les Misérables de Victor Hugo com 1468 páginas.  (Foi o meu grande desafio literário. Nunca tinha lido um livro tão difícil e interessante mas também tão minucioso e por vezes aborrecido. Transporto comigo o Jean Vallejean.)

O livro mais popular, de acordo com o Goodreads: Les Misérables (somos 1.662.296 de pessoas na App...)

O livro menos popular: O Milagre Segundo Salomé de José Rodrigues Miguéis  (8 pessoas...). Não deixa de ser cómico pensar que comparei a primeira parte deste livro ao Misérables...

O livro lido com melhor pontuação na supracitada aplicação: "Torto Arado" de Itamar Vieira Júnior, com 4,62 pontos em 5.

Deixei apenas um livro a meio. 

No total, li 13 372 páginas. 

Cada página lida é agora a certeza que seria incapaz de deixar de ler, como já me aconteceu. Em 2008, escrevi no blog que tinha lido apenas um livro e sobre educação infantil. Depois há um vazio. Nenhuma referência mas acho que devo ter lido um. Pelo menos um. Sei que li durante o mês de agosto "As Luzes de Leonor" de Maria Teresa Horta. Um livro especial e muito bom. Mas enfim,  percebe-se a ausência de livros: sou mãe de 2 bebés e fico quase louca. Em 2014, de acordo com o blog, decidi ler um livro por mês. Consegui ler 15. Aos poucos, fui-me organizando e percebendo que não vivo sem livros, que são eles que me fizeram ser como sou e como penso. Foram as leituras que me fizeram ter a certeza que sou uma mulher de esquerda. Foram as leituras que me mostram sempre as injustiças do mundo. São os livros que me mostram e me informam sobre outras culturas, outros povos e que me fazem aceitar cada vez mais o outro. Sou mais tolerante graças aos livros. Percebo melhor o mundo com a ajuda deles.

Em 2021, lembrei-me de uma palavra para caracterizar um livro (As Vinhas da Ira). Lembrei-me da palavra "colossal" e tive quase a certeza que nunca me tinha referido a um livro ou até a qualquer outra coisa com esse adjetivo. A palavra sempre existiu apesar de mim; sempre a conheci mas só brotou do meu pensamento ao ler aquela obra. Os livros fazem-me isso. Despertam-me.

Boas leituras.



Comentários