Livro 36

"Consentimento " - Vanessa Springora

Livro auto-biográfico onde a autora relata a forma como foi vítima de um predador sexual - ela então com 14 anos e ele com 50 - apesar de ter dado o seu consentimento e de pensar que estava apaixonada. A situação é aceite pela mãe e pelo meio literário e cultural da época . Este livro abalou a sociedade francesa porque o agressor, o pedófilo, é um reconhecido escritor: Gabriel Matzneff.

(Há no YouTube um excerto de um programa televisivo literário, de 1990, onde perante a aceitação generalizada de quase todos, menos de uma escritora do Canadá, o Matzneff relata com ares de Casanova as suas conquistas junto das adolescente, como se ele fosse a vítima de ninfetas que o desejam. )

Também me abalou, confesso. A escrita agarrou-me, a história deu-me nojo,  a vítima, que aos 14 anos não percebe o que lhe acontece, nem que está refém de um monstro, entristeceu-me. A fragilidade emocional dela transtornou-me.
É um relato simples, um testemunho importante que ajuda a perceber como se é  "seduzida" quando se é crainça e se está numa situação de fraca auto-estima e sem amor.
Acordei hoje às 2h00 da manhã a pensar nela. Às 3h, tive de voltar a ler. Sentia que devia ler todo o relato para a ajudar a esquecer tudo o que lhe aconteceu, como se a minha leitura fosse uma forma de ela seguir em frente e enclausurar a besta naquelas páginas, tal como refere no início do livro.

5 estrelas. Fortemente recomendado. 

Comentários

Carolina disse…
Uau! Que crítica brutal!