Livro 11 - 2021

"Torto Arado" - Itamar Vieira Junior.

Torto Arado ganhou o prémio Leya e alguns prémios no Brasil e na França mas eu nunca tinha ouvido falar dele até à semana passada em que vi um crítico literário falar dele no FB e até um amigo meu o recomendar bastante. 

É um livro que conta a história de uma família negra, numa fazenda do Brasil, algumas décadas depois da abolição da escravatura. É uma história sobre sofrimento, muito no feminino, e resiliência. O livro conta a história desse povo através da família de Donana, avó que nasceu 20 anos depois da abolição, da sua nora e das suas netas, mulheres fortes:  "... filha de gente forte que atravessou um oceano, que foi separada da sua terra, que deixou para trás sonhos e forjou no desterro uma vida nova e iluminada. Gente que atravessou tudo suportando a crueldade que lhes foi imposta". 


"Quando deram liberdade aos negros, nosso abandono continuou. O povo vagou de terra em terra pedindo abrigo, passando fome, se sujeitando a trabalhar por morada. A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade". 

É um livro genial. Recomendo e dou 5 estrelas. 

Comentários