Livro 6

"O Meu Irmão " - Afonso Reis Cabral

O narrador fala-nos da história que tem com o Miguel, irmão com síndrome de Down. A história oscila entre o presente, onde os dois manos estão numa aldeia perdida do Norte, e o passado onde temos acesso às recordações do narrador, da sua família, do irmão deficiente, da vida do Miguel e da instituição que o acolhe, das personagens da instituição, da história  do Miguel e da Luciana, da decisão de cuidar do irmão deficiente depois da morte dos pais e das sensações do narrador, que são muitas vezes escritas num tipo de letra diferente. Como se o narrador tivesse duas vozes em determinados momentos. Reconheci-me naquela escrita. 

Podia ter sido eu a escrever algumas frases assim.

Li o livro sem saber se estava a gostar porque há momentos lentos, parados quase, como na aldeia onde estão. As coisas parecem não fluir. As últimas 90 páginas foram, no entanto, deconcertantes e as coisas aceleraram até chegar ao auge e a um desenlace incrível. As últimas páginas levaram-me  para um sítio onde fiquei com o coração acelerado, oprimido. Não estava à espera do que li. 

O livro fala da deficiência sem nenhuma ponta de lirismo ou floreado. É tudo muito seco e duro. Incomodou por vezes um pouco. 
Dei 4,5 ao livro. 

Comentários