Livro 9 - "As longas noites de Caxias"

 "As Longas Noites de Caxias"  - Ana Cristina Silva.

O livro foi -me oferecido pela Carolina antes da sua partida. Já me tinha falado dele em Agosto, tendo-me dito que tinha a minha cara. Acertou em cheio. 

É a história de uma mulher presa pela Pide. É encarcerada na prisão de Caxias onde sofre terríveis torturas. Uma das agentes da Pide é a Maria Helena, que sente um verdadeiro prazer em torturar física e psicologicamente os presos. O livro avança e recua no tempo para percebermos como aquelas duas mulheres chegaram ali e assim, tão antagónicas: uma é sobretudo determinada e a outra está desumanizada. As tramas psicológicas e a forma como o medo é palpável deixaram-me rendida.  

Gostei muito do livro, escrito sem floreados. Li-o em dois dias, em tensão quase. Dei-lhe 4,5 e recomendo a leitura. 

(Já tinha lido um bom livro da autora em 2019.)

Comentários