Livro 11 - "Atos Humanos"

 "Atos Humanos "  - Han Kang

Requisitei o livro porque a irmã da MaryQA fez uma review que me despertou a curiosidade e que deixou as minhas expetativas altas.

O livro conta o relato de uma massacre ocorrido na Correia do sul, nos anos 80. São várias as vozes, em tempos diferentes, que vão narrando a história. Falam do sofrimento de quem é torturado, da vida de quem sobreviveu mas morreu nesse dia, da dor da mãe que perdeu o filho, da alma de quem morre, dos corpos que apodrecem e das famílias que buscam os corpos. Fala de atos humanos desconcertantes.

Tal como o outro livro que tinha lido há uns tempos da mesma autora, este deixa-me sem saber o que dizer. É desconcertante. Só me ocorre este adjetivo. Dei-lhe 4 estrelas mas podem ser 5. Estou a escrever agora, mas ainda não digeri o livro nem o lirismo de algumas passagens.

"Há memórias que nunca saíram. Em vez de se esbaterem com a passagem do tempo, essas recordações tornam-se a única coisa que sobra quando tudo o resto se corrói . (...) Serão os seres humanos fundamentalmente cruéis? Será a experiência da crueldade a única coisa que partilhamos enquanto espécie?"

Comentários

Tella disse…
Se alguém vier cá ler o comentário: também utilizei o adjetivo "desconcertante " para falar do livro "A Vegetariana".
Anónimo disse…
Estou a ler "O Livro Branco" dela!