Livro 12 - 2021

"Les Misérables "  - Victor Hugo.

O livro narra a história de Jean Valjean, que é preso durante 19 anos por roubar para alimentar os seus sobrinhos. Quando sai, quer vingar -se da sociedade mas cruza-se com um homem bondoso que lhe mostra que ele também pode ser bom. Durante 1200 páginas,  acompanhamos a sua vida e a vida miserável das pessoas que se cruzam com ele. E são muitas. Há a Cosette, menina que ele adota e que lhe dá forças, o ternadier, o vilão, o Gavroche, o menino heroi, filho de Paris, que está pintado no quadro "A liberdade guiando o povo". Se os Miseráveis fossem só isso, dar-lhe-ia 5 estrelas mas infelizmente tenho a dizer , e desculpem mas é o que acho, que o Victor Hugo é um senhor mas não tem capacidade de síntese. A reconstituição da batalha de Waterlo ocupa 100 páginas. Estive quase a cortar os pulsos. Há 50 e tal páginas sobre o uso de calão nas obras literárias. É todo um ensaio que me fez revirar olhos e que durou dias. As páginas eram viradas já quase assim com uma leitura por alto. Paris é a cidade amada mas há  demasiados pormenores. Tudo é contado, tudinho e sobre tudo e todos. O Napoleão é citado mil vezes, as guerras, a história do século XIX,  a revolução francesa...Tudo.
Cansou-me. 

É um livro que fala do povo. Tendo em conta a pouca informação que tenho sobre literatura francesa, não posso garantir que o que vou dizer está certo mas talvez este seja o primeiro livro em que as personagens são as do povo, lutando para sair da miséria. Não há burgueses, nem salões nem nada. O povo - les misérables.  O autor partilha as  penas e as glórias do povo, como se as suas vidas se misturassem também com a História grandiosa da França. 
No fim, como sempre, o amor permite a sobrevivência das pessoas. 

Está confuso o post, eu sei, mas foi uma leitura difícil, densa e por vezes arrastada. Li em francês e não foi a lingua que me cansou mas o excesso de linguagem.  Nem sempre li com entusiasmo. Houve momentos em que pensei "uau, que livro! " mas houve outras em que só pensava "ena, ainda faltam 400 páginas para o fim. Que seca!".
Dei-lhe 4 estrelas mas não sei se não merece 3,5 ou 4,5. 

Comentários