Livro 13 - 2021

"Uma Vida Inteira " - Robert Seethaler

Comprei o livro porque há uma recomendação da Margaret Atwood (e eu sou uma pessoa que se deixa influenciar por escritoras boas) e porque achei curioso como um título tão denso podia caber num livro pequeno.
O livro conta de uma forma tão simples mas tão poética a vida inteira do Andreas Egger. É uma criança órfã, vítima de violência, que conhece o amor para o perder pouco tempo depois, que vai à guerra, que fica preso, que vive uma espécie de solidão, ora romântica e contemplativa, ora fria, que conhece a dor e o sofrimento mas também a alegria nas pequenas coisas que o rodeia. É uma vida inteira cheia de simplicidade mas que passa por momentos complexos.
A personagem é simples, nada de profundidade intelectual ou filosófica, por vezes até é desinteressante e sem grande evolução mas nutri por ele uma grande ternura. É um livro melancólico também por causa disso e também pelo facto de me aperceber já na reta final da leitura que a sua vida cabe em 120 páginas, contrastando com os "Les Miserables " onde a vida inteira de Jean Valjean - e que vida! -  é contada em 1200 páginas...
(Sim, ainda não desliguei da colossal obra de V.Hugo.)
4 estrelas.

Comentários