Livro 1 - 2020

Requisitei "A Vida em Surdina" de David Lodge porque a Mary escreveu um post há pouco tempo sobre o autor. Como nunca tinha lido nada dele, registei a sugestão no meu subconsciente.  Quando os meus olhos se cruzaram com o nome do autor na biblioteca, nem hesitei.

O livro conta-nos a história de um professor universitário reformado e com graves problemas de surdez. A personagem tem de lidar também com o seu pai, idoso, resmungão e surdo, a sua esposa bem sucedida profissionalmente e uma estudante que quer que ele seja orientador da sua tese. 
Gostei bastante do livro porque tem partes divertidas, pois tal como a personagem diz "a cegueira é uma tragédia e a surdez uma comédia". O autor tece considerações interessantes sobre a surdez e que nunca me tinham passado pela cabeça. Gostei das personagens, da história bem contada e a parte final foi comovente.
Recomendo.

[Fui muitas vezes solidária com a personagem. Oiço muito mal* e percebi muito bem o tom dos seus interlocutores (e o que ele sente nesses momentos) quando repetem 3 ou 4 vezes a mesma coisa e ja desepeserados, fazem-no com ar de frete, encurtando por vezes uma resposta porque já passei por isso muitas vezes. Mas o pior, é quando me respondem "nada, nada, deixa estar", "estás mesmo mouca?"  ou como fazem cá em casa "O quê D.Clotide, não ouviu?"]

*Sim, sim, hei de ver o que se passa....

Comentários

Carolina disse…
Já li vários dele e gostei muito de todos.