Leituras de 2024 /2

 "Contos da Montanha" - Miguel Torga

Quando a RTP estreou a adaptação dos episódios de "Contos da Montanha", decidi ver. Gostei, mas só vi o primeiro: "A Maria Lionça" (A ver se me lembro de ver os restantes.) Quando acabou, fui imediatamente ler o texto do Torga para comparar. Gostei ainda mais, claro. Que escrita! E eu que nao sou grande fã de contos, fiquei com vontade de ler mais. Estou desde Outubro ou Novembro de 2023 a ler os 23 contos que compõem o livro. São muito bons. Retratam as ações dos homens e mulheres num Portugal rural e pobre. Uns são tristes, outros trágicos e uns cómicos. Gostei bastante. 

4 estrelas, que são 4,5. 


Deixo aqui esta passagem que remete, no meu imaginário,  para a vida difícil dos meus antepassados nascidos em Trás-os-Montes: "

"Quatro meses de invernia, sem uma aberta, sem uma réstia de sol, nevões, e, agora, aquele dilúvio seguido! O gado a morrer de fome nas lojas, a povoação sem um graveto de lenha para se aquecer e enxugar, o rio Torto a levar os lameiros...Um lindo serviço, não haja dúvidas!"

Comentários