Livro 37 - "La Place"

 "La Place" - Annie Ernaux


Li este livro há 22 ou 23 anos. Foi-nos sugerido pela professora de francês na faculdade. Há 15 dias, quando soubemos que a Annie Ernaux tinha ganho o Nobel da Literatura, apeteceu-me relê-lo. Procurei pelo livro,mas deve estar na casa da aldeia. Muitos dos meus livros foram para lá por falta de espaço cá. Encontrei-o na net, num ficheiro Epub, e reli-o neste fim de semana, pondo em stand by o meu outro livro. 

Depois da morte do pai, a narradora num livro simples, sem adjetivos ou sentimentos,  relata a vida do pai e a sua relação com ele. (Neste livro, também aflorou essa relação.) Ele nasceu nos finais do século XIX, teve uma vida difícil,  viveu sempre a fazer sacrifícios, sem luxos, a querer parecer bem e digno, mas tendo sempre ar de provinciano, de gente "simples". Ela  aburguesou-se, teve nalguns momentos vergonha dele e  foi afastando-se aos poucos. Escreveu, porém, este livro que o homenageia e não renegando as suas origens humildes. Fá-lo de uma forma simples, por vezes até brusca, à semelhança do seu pai.

Há 23 anos, lembro-me de dizer à professora que me identificava com a narradora. Hoje, aos 44 anos, senti a mesma coisa ou mais porque agora também sou professora, como ela e porque amadureci. Revivi as mesmas imagens lidas, reconheci os locais e o meio social - a fábrica,  a aldeia, a ausência de luxo,  o "pobrete mas alegrete". Tive  pequenos flash-backs.  "Comigo também foi assim ". 

Gostei muito do livro. Muito, mesmo. Dou-lhe 5 estrelas. 

O link para ler online: aqui


Comentários