Livro 15 - " Cartas Vermelhas"

"Cartas Vermelhas" de Ana Cristina Silva também me foi oferecido pela Carolina. Ela sabia que eu ia gostar muito. 



Este livro prende-nos com os dramas da personagem principal, inspirada na pessoa de  Carolina Loff da Fonseca* e cuja vida dava um filme à Hollywood, se fossemos americanos, claro. Para além dos grandes dramas da vida que me agarram sempre, o livro contempla momentos históricos importantes e que me seduzem: a chegada do fascismo em Portugal, a PVDE, a guerra espanhola e os Comunistas. 

A Carol é uma mulher que nunca se resignou à miséria e pobreza, apesar de viver numa família abastada. Encontra no comunismo uma forma de luta, uma forma de construir uma sociedade mais justa..  Este é o mote, o resto fica para quem quiser descobrir o livro.

Eu gostei muito. A autora, que foi professora de psicologia não sei quê de um conhecido meu, disse-me que ela é uma das autoras de romances psicológicos em Portugal com mais destaque. O livro n.9 que li este ano era um romance psicológico de alto nível. Este não o é porque é um romance sem rótulo ou vá, no limite, mas lá mesmo no limite, é um romance histórico. Em todo o caso, vale a pena ler. 

*Entretanto,  se são como eu e nunca tinham ouvido falar de Carolina Loff da Fonseca, vejam aqui ou aqui


Comentários

Carolina disse…
Das vezes que falei com a própria, ela assume-se como escritora de romances históricos...
Mary QA disse…
Nunca tinha ouvido falar, mas só com a biografia da wikipédia já apetece ler o livro!