Livro 32 - 2021

"Os Pilares Da Terra",  volume 1 - Ken Follett

Há anos que ouço falar deste best-seller, mas nunca me seduziu. Não sou muito de best-seller porque tenho a mania que sou leitora mais erudita. Só que não. Tenho só a mania e às vezes até me farto de ser assim.
O livro chegou cá porque a filha da minha amiga, que já teve o seu bebé, fez uma limpeza no quarto para receber o filho. Tinha dezenas de livros para guardar na arrecadação, onde ficariam esquecidos e mortos para todo o sempre. No meio de livros de Rodrigues dos Santos e Nicolas Sparks - abrenúncio - encontrei este. Trouxe apenas para casa, só para ver e ler.

 É um livro histórico que conta a vida na Idade Média, onde a estratificação da sociedade da altura está bem desenhada e representada por várias personagens. Gostei dessa parte, da envolvência da coisa.
 A história gira em torno do Tom Pedreiro que sonha construir uma catedral e do prior Philips,  que quer construir uma catedral.  Há, pelo meio, senhores maus e crueis, gente do povo faminta, violência, lutas e algumas intrigas palacianas. 
É uma história simples que se lê bem, mas que não me arrebatou e tive pena que assim fosse. Não percebo o razão pela qual este livro seduz tanto tantas pessoas em todo o mundo. 
Dei-lhe 4 estrelas, mas talvez sejam 3.5. 

Fui há pouco à biblioteca mas não trouxe o 2°volume. Não me apeteceu...

Comentários

Mary QA disse…
Acho o Ken Follet uma aposta sempre segura. O senhor sabe escrever bem e agarrar os leitores. E os diferentes romances históricos que li dele são bem construídos, há uma investigação séria de cada época. Depois, o senhor passou anos e anos a escrever sem ter sucesso nenhum, até que a propósito destes Pilares da Terra ganhou notoriedade e as pessoas perceberam que era um autor com obra escrita há 30 anos. Isso faz-me admirá-lo.
Não são obras primas da literatura, mas são livros óptimos para ler nas férias.
Dito isto, nunca li este!