Livro 30 - 2020

"Anna Karénina" - Lev Tolstoi

As 820 páginas assustaram-me bastante (cá em casa, chamaram ao livro uma arma de arremesso.) mas a leitura foi-se fazendo até bastante rápido no início porque despertou logo o meu interesse. O  livro, que é muito mais do que a história de amor da Anna Karénina, mostra a sociedade russa do século XIX: o trabalho no campo, o ócio, a relação do povo com o trabalho, os salões,  a condição feminina, o misticismo, deus, etc e na verdade nem sempre esses temas me entusiasmaram e aí, a leitura foi mais penosa. 
Achei a Anna Karénina chatinha. Passou de mulher poderosa a nhonho ao longo do livro mas quem nunca, certo? Até acho que ela não é a personagem principal mas sim o Levin, que não gosta do ócio mas sim do trabalho no campo, que ama a sua esposa e por isso tem uma relação feliz. A Anna, coitadinha, à la madame Bovary,  já não tem a mesma sorte.
Como me disse a Carolina na ilha, é um clássico igual aos nossos e é mesmo isso.
Dei 4 estrelas. 


Comentários