Livro 2/2025

 "Um tambor diferente", de William Melvin Kelley

Por regra, sei sempre como chego aos livros. Uma review num blog (sempre os blogs!) Ou no Goodreads, uma recomendação dos meus amigos ou conhecidos,  um artigo num jornal, etc. Neste caso, não sei por que razão tenho o livro há tanto comigo. Por isso, depois do meu olhar se cruzar com o título tantas vezes, decidi-o ler sem saber rigorosamente nada sobre a narrativa ou o autor. Pensei que se o arranjei em 2023 é porque valia a pena.

É a história de um negro, nos anos 50, num estado imaginario sulista dos EUA que resolve cobrir a terra da sua quinta com sal, queimar a sua casa e partir. Depois disso, todos os negros do estado partem também. A narrativa é contada por brancos, com vários pontos de vista. As palavras são escolhidas a rigor. As meias frases fazem-nos pensar nas mensagens que vão ser ditas ou que querem ser ditas. 

Não há ativismo político nem demagogia. É uma história sobre coragem,  homens, mulheres e sonhos. É muito muito bom e foi escrito por um autor consagrado, mas que eu não conhecia, quando este tinha 23 anos. Incrível! Que talento!

É um EXCELENTE livro, um daqueles que ficamos a remoer e a refletir. Recomendadíssimo. 

"Se um homem não acerta o passo / Com os companheiros, / Talvez seja porque ouve um tambor diferente". 


Comentários