Livro 33 - " Afirma Pereira"

 "Afirma Pereira" - António Tabucchi

Há livros que vamos adiando sem saber bem a razão. Este foi um deles. Tenho-o em casa há pelo menos 20 anos. Comprei-o quando foi publicado pelo Público: a coleção mil folhas. 

Depois de ouvir já não sei quem a falar do livro no podcast "Vale a Pena", fiquei com vontade de o ler. Trouxe a versão digital comigo nas férias.

A história decorre em 1938 em Lisboa. Pereira é responsável pela página cultural de um jornal e está alheado do contexto político de Portugal e do resto da Europa. Homem só, sem amigos, colegas e família, conhece um jovem que o faz mudar aos poucos ... O Pereira é simplesmente maravilhoso. Nutri por ele um carinho muito grande. Tocou-me a sua sensibilidade e a sua simpatia. A história e a evolução da personagem conquistaram-me, mas o processo de escrita não lhe fica atrás. Tudo por causa de uma escrita limpa, simples e da utilização constante do verbo afirmar. 

É um livro simples altamente recomendado.  5 estrelas. 

Comentários