Livro 24 -" Germinal"

 Germinal - Emile Zola



Tinha um certo receio de ler este livro. Os clássicos assustam-me. É preciso tempo e paciência para eles. Foi um dos primeiros livros a colocar no kobo, mas só agora me senti pronta para ele. (Em França, este livro é de leitura obrigatória no secundário.)

Escrito nos finais do século XIX, Zola conta-nos a vida miserável dos mineiros e da greve que fizeram durante dois meses e meio para ter aumentos salariais para nao morrer à fome.

Temos uma obra-prima que aborda as condições de trabalho (como foi possível sobreviverem assim?), a fome, os corpos anémicos, a podridão da burguesia, os banhos na mesma água, os corpos negros de carvão, a miséria, a subjugação da mulher ao homem, a subjugação do operário, o trabalhar para morrer à fome, a promiscuidade com muita gente a dormir no mesmo quarto, a promiscuidade em ter filhos apenas para ser mão de obra e pôr comida em casa, a promiscuidade em saciar a vontade de fornicar como animais, a lei da selva para sobreviver.

Há 3 momentos no livro que me arrepiaram, mas na verdade todo o livro me marcou. É uma obra-prima. Temos tudo, até temas que ainda são atuais 100 e tal anos depois. 

Quando ouvir alguém desvalorizar o dia do trabalhador e os seus direitos,  mandá-lo-ei ler "Germinal" para que perceba o que alguns passaram para aqui chegarmos. 

Este livro passou logo para aquele top 10 dos livros da minha vida. (Um dia, debruçar-me-ei sobre a dita lista).



Comentários

Filomena disse…
Mais um para a minha lista. E já vi que há na biblioteca local!