Livro 9 "Terra"

 "Terra" de Eloy Moreno


Já tinha visto a capa na Fnac há uns meses, mas foi o Goodreads, onde tem uma excelente pontuação, que mo trouxe à memória.

Bom, é um livro mau, cheio de clichés e frases feitas. Mas já lá vamos. É a história de um homem poderoso ("o homem mais rico do mundo") que domina a televisão e as redes sociais a nível global. Cria um reality-show ("o programa mais visto do mundo" onde há as maiores "partilhas do mundo de hastags"). Neste, 8 pessoas vão viver para sempre para Marte e as suas vidas serão acompanhadas pela Terra com um delay de alguns minutos. A história é contada em dois tempos. Acompanhamos a preparação do programa e o programa em si e um jogo de procura de chaves feito pelo homem mais rico do mundo para os seus filhos já adultos, muitos anos depois do tal programa. 

Os capítulos são curtos, como se fôssemos uns leitores incapazes de ler coisas mais longas ou densas. Deve ser por isso que as ideias se repetem sistematicamente,  assim como várias frases. Os clichés estão em todo o lado. As personagens são planas, sem nenhuma densidade psicológica. Nada, mesmo. Uma pobreza de livro. As frases são curtas. Senti que o autor não tinha respeito pelo leitor porque o trata como se fosse um atrasadinho.  

Li o livro todo porque é super (mas super) fácil de o ler e porque capítulo sim, capítulo não,  dizia-nos qualquer coisa como "se soubessem o que vai acontecer daqui a nada " e quis ler até ao fim para saber. Fazia lembrar as cenas finais do Prison Break "não perca no próximo episódio ".  

Nem todos os livros têm de ser complexos, mas há um mínimo. Este não os atinge. 

(Nem vos vou aborrecer com a prosa porque está é nula. Parece uma composição de um aluno do 3°ciclo que tem entre 75 e 85% nos testes de português!)

Não gostei. Dei-lhe 2 estrelas. 



Comentários