Livro 13 - "Tentação do Norte"

 "Tentação do Norte" - Manuel Alegre


Sou uma grande admiradora do Manuel Alegre, escritor. Em tempos, recortava crónicas dele, que estão dentro dos seus livros. "O Canto e As Armas" é, para mim, o livro de poesia por excelência. É um dos autores que mais reli. Em tempos, era completamente fã. Fã do escritor, cuja prosa poetica sempre me cativou, fã do herói que lutou contra a ditadura e fã do homem de esquerda. Achei que ia ser nosso Presidente da República e nem queria acreditar que a poesia ia tomar conta do poder. Mas não,  ganhou o outro e foi o que foi: um mundo cinzento.

Depois, enfim, depois, ele começou a dizer coisas que me incomodavam, mas ainda assim denfendia-o, porque era o meu Alegre. Acabei no entanto por me afastar dele e da sua escrita, como alguém que se afasta de uma amigo querido porque foi viver para outro lado do mundo. 

Voltei a ele agora neste pequeno conto de 40 páginas. Continua a ter uma prosa ímpar,  com a qual escreveu uma história de amor desencontrado, cheia de nostalgia e onde o real e o imaginário se encontram. 

3 estrelas. 

Comentários