Livro 14

"Felicidade" - João Tordo

Estou a ter dificuldades em resumir o livro sem ser spoiler. Vamos ver se consigo...

Estamos em 1973 e um jovem de 17 anos, filho de um conservador e de uma liberal, está fascinado por uma das trigémeas do liceu. Envolve-se com uma delas e uma tragédia faz com que fique  sempre ligado às três. 
Acompanhamos a vida desse jovem, que cresce, sem salvação possível, sempre a viver no fundo do poço sem luz, como quase todas as personagens do Tordo (que li até agora). Está preso à tragédia e às manas. Senti pena mas também uma certa irritação por não conseguir tomar as rédeas da sua vida. Resiliência não rima com a personagem...
Paralelemamente acompanhamos os tempos de mudança em Portugal ao longo dos anos 70 e 80.

Bem, não me parece que alguém vá ler o livro com as breves linhas que escrevi mas não faz mal. É um livro que se lê bem mas sobre o qual tenho dificuldade em falar. Houve momentos que me prenderam bastante mas há um momento da narrativa, já quase no fim, em que as coisas deixam de fazer sentido. Fui perdendo o interesse.
Dei-lhe 4 estrelas que são 3,5, na verdade. 
Vá, não consigo fazer melhor para esta review. Vou tentar fazer melhor para a próxima. 

Comentários