Ainda sobre 2020 - parte 2

O Pedro leu 17 livros em 2020.
 Começou com uma sugestao minha, uma imposição, quer dizer, uma ordem. 
Leu contrariado, até chegou a chorar, mas aos poucos, passou a fazer parte da rotina. Lia com gosto e emoção.  Pensei que os livros estavam no comando, enraizados, e desliguei um pouco. Foi quanto bastou para deixar de ler ou ler uma página por semana. O último lido foi em Setembro. 
Já retomei as rédeas da coisa e voltou a obrigatoriedade da leitura. Desta vez, sem moleza.

O Tiago leu 10 livros. Leu dois livros de leitura obrigatória que lhe tiraram anos de vida, segundo diz. Os outros foram todos da coleção da Cherub. Também ele passou pelas mesmas fases que o irmão e está novamente sujeito às novas medidas. 

(Para ajudar à promoção da leitura,  instalamos uma cena de controlo parental que lhes bloqueia o tik tok ao fim de 25 minutos de vídeos por dia... Ya,  a Tella dos 20 anos ficaria chocada com as medidas repressivas impostas cá em casa...)

Comentários

Mary QA disse…
Cá em casa é igual. Lá têm fases em que pegam nos livros autonomamente, mas muito rapidamente lhes passa a febre e arrastam o mesmo livro meses a fio.
No entanto tenho de reconhecer que eles têm de ler livros que os prendam - a Ema agora engraçou com o Diário da Totó (que eu não adoro) mas siga, já só quero que leia. O Henrique continua na saga do Banana, que saiu um novo agora e ele leu entre o Natal e o ano novo - ontem comprei outro do mesmo autor a ver se mantém o ritmo (já fiz várias tentativas de Cherub mas ainda não se fez o clique...)
Eu por exemplo, venho de uma família de leitores, mas só comecei a ler com a Uma Aventura - tinha coleções inteiras dos 5 e dos 7 que as minhas irmãs tinham devorado e eu nunca gostei...
Ah,e tb temos controlo parental no telemóvel, lamento.