Leitura 7/2024

 "Um dedo borrado de tinta - História de quem não pôde aprender a ler" - Catarina Gomes

Um Dedo Borrado de Tinta de Catarina Gomes - Livro - WOOK 

(Deixo uma foto a cores porque a capa perde muito no kobo.)

Em 2021, li Coisas de loucas da mesma autora e foi um dos livros que mais me marcou nesse ano. Ia resgatar pessoas que tinham sido internadas em hospitais psiquiátricos no início do século XX.

Este ano, publicou este livro. Conta a história de pessoas, que ainda existem, que não sabem ler. Este é o livro que gostaria de ter escrito. Foi a primeira vez que tal ideia me passou pela cabeça. É um livro onde me revejo em todas as palavras e ideias. 

É um livro comovente que vai à linha do tempo recontar o que aconteceu. Lemos aquelas histórias e percebo que são as minhas avós, as minhas bisavós. "Todos nós descendemos, a partir de certa altura, de pessoas que não sabiam ler, se quisermos, de analfabetos".

A história da minha avó Aida é idêntica aquilo que li: ainda vai à escola onde aprendeu as únicas letras "a,e,i,o,u", sem saber que são vogais, obviamente. Ao fim de um tempo, o pai vai para o Brasil, nunca mais regressa e a mãe tem de ir trabalhar para a fábrica. É ela, Aida, filha mais velha, que fica em casa a cuidar dos irmãos, que irão à escola, e a levar "as sopas" à mãe. Tem 6 anos. 

A história da minha avó Adelaide, que sabe apenas assinar o nome, de uma forma muito infantil e trémula, que aprendeu com o marido, que tinha vergonha que ela assinasse "de cruz". 

Vale a pena ler o livro. (A versão digital custa apenas 2,60€ e o livro físico apenas 4,50). Recomendo a todos. Se tivesse que oferecer-vos um livro, era esse, sem dúvidas.  

todas as estrelas que possam imaginar. Imperdível.


 


Comentários