Quando é que sabes que estás a ficar velha?

 Uma amiga quis jantar com as amigas no seu último dia com 53 anos. Combinámos um jantar+dança até mais não. 

Combinámos num restaurante todo catita, num bairro pobre e pouco nobre da cidade. Mesmo assim, comemos pouco e pagámos demasiado. Bebemos bem, que nem tudo é mau nesta Lisboa turística,  mas em caro, claro.

A amiga fez 54 anos à porta da discoteca. Maravilha. Entrámos e obviamente que 5 MILF 's não pagam entrada. Pensei no prestigio dos cabelos brancos e no bom que é não teres de mostrar as mamas para pagar sem entrar. (Ouvi dizer, claro...). Na verdade, era 0h10 e eramos as primeiras a chegar. Houve um tempo em que fechávamos a pista, mas agora não, abrimo-la... Nada disso nos demoveu de dançar. Dançámos muito. As pessoas foram chegando e eram só velhos. Vi muitos homens de 50 e tal, homens que estavam ali à caça, mas que coitados metiam dó. Sozinhos. Chegou, graças a Deus, carne fresca. Rapazes novos, que ainda se meteram connosco, mas que levaram com uma daquelas frases que reduz qualquer tesão a 0: "Tenho filhos da tua idade. Tem juízo." E assim se foi a carne fresca. Restaram os velhos de 40 e tais.

 A mim, pela primeira vez na minha vida, o senhor das bebidas ofereceu-me uma imperial. Hesitei uma fração de segundos. Aceito, recuso, sorrio, faço ar de parva? Reparem, tenho 44 anos e não vou para a noite há pelos menos 6 anos, desconheço as regras do jogo. Pelo sim, pelo não, que sou bem formada pela graça dos meus pais, agradeci. Depois, imediatamente a seguir, aceitei. Senti-me na obrigação de dizer "adeus" na despedida. Serão estas as regras do jogo? Não sei nem quero saber. 

Cheguei a casa às 4h, cheia de fome, mas contente. Dançar até a exaustão é uma coisa que adoro. Já fiz uma torrada ( que deixei queimar por estar a escrever aqui).  Amanhã hei de dormir até a hora de almoço, se tudo correr bem.

Hoje, a noite foi muito sobre e com pessoas já mais maduras. Desde as conversas até ao ambiente. Eu era talvez a mais nova (ou então estou muito bem conservada comparativamente aos outros, claro...) e percebi que há todo um mundo dos 40 para cima que me passa ao lado. Tenho a sorte de agora, depois da torrada queimada e dos mil cremes anti-age, me deitar com outro "velho" e fazer conchinha com ele. 

Dançar é fixe. Envelhecer é ótimo. Estarmos certos da quentura do lar aos 40 e muito não tem preço. 


(Este post não faz sentido? Talvez. Mas são 4h23. Não exigem mais do que isso. )


Comentários