Livro 34 - 2019

Um colega que agora vive em Madrid falou-me bem do livro. Uma outra colega também e emprestou-mo.

"Pátria" é um livro que fala sobre a ETA e sobre duas famílias, que foram ambas vítimas dos terroristas bascos, cada uma à sua maneira.
É uma história bem contada, com saltos temporais muito bem feitos mas em termos literários, vá, deixa um pouco a desejar. Lê-se bem e rapidamente porque a história prende mas falta-lhe qualquer coisa. O ponto negativo é o autor escrever muitas vezes coisas como "estava triste/desilidido", "ansioso/excitado, ...". Achei um pouco infeliz/pobre ! 
Dei-lhe 4 estrelas. Vale a pena ler.

[O livro relembrou-me das nossas travessias França-Portugal durante as quais os meus pais NUNCA passavam a fronteira basca à noite por causa dos atentados. Houve um ano, numa área de serviço, chegou a polícia militar, fortemente armada e mandou-nos embora por causa de uma bomba. Eu tinha uns 9 anos, mais ou menos, e lembro-me da minha mãe gritar para o meu pai ir rápido, rápido. Medo e pânico. Num outro ano, o carro dos meus avós do Norte avariou em San Sebastián e a minha mãe só se queixava que não os percebia porque os gajos só falavam basco, "cabrões"! Por causa da Eta, ainda hoje a minha mãe, mulher de esquerda com poucos preconceitos, enche a boca para dizer "Detesto espanhóis ".]

Comentários