Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2024

Livros da 2a quinzena de Agosto

 Livro 31/2024 - "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. Li o livro porque a Anabela Mota Ribeiro falou dele como o livro da vida dela. Fez elogios tão rasgados que fiquei curiosa. Os clássicos são o que são.  Para mim, este teve apenas 3 estrelas... Livro 32/2024 - "Beloved" de Toni Morrison. Desde que a Nobel da literatura morreu que quero ler este livro em particular. É uma especie de livro gótico onde mistura escravatura - o caso real de uma escrava fugida que prefere matar a sua filha do que a ver escrava - e fantasmas que voltam para assolar os vivos. 5 estrelas. A ler. Livro 33/2024 - "Mataram o Sidónio!" de Moita Flores. Ainda estou para saber por que razão tenho o ficheiro no kobo e como não desisti a meio, mas reconheço que a parte final foi lida na horizontal . Que seca! 2 estrelas.  Livro 34/2024 - "A casa das sete mulheres" de Leticia Wierzchowski. Li-o porque apareceu no google reads. Achei que podia ser interessante.

Livros da 1a quinzena de férias

Livro 25/2024 - "A Carteira" de Francesca Gianonne. Que fraquinho! Não leiam porque o contexto histórico é superficial, as personagens más e a história, enfim, também. 2 estrelas.  Livro 26/2024 - "Os Esquecidos do Domingo" de Valérie Perrin. Gostei muito do livro. A senhora sabe tecer narrativas que prendem. Dir-me-ão "E light! É turn page!" É, e depois? 5 estrelas.  Livro 27/2024 - "Os Detalhes" de Ia Genberg. Lê-se, mas enfim... 3,5 estrelas. Livro 28/2024 - "A Materna Doçura" de Possidónio Cachapa. Acompanhamos a vida de Sacha e temos  a prova que o amor salva. Gostei.  4 estrelas.  Livro 29/2024 - "Não há pássaros aqui" de Victor Vidal. Ganhou o prémio Leya e foi, quanto a mim, muito bem entregue. É uma história triste, sem nenhuma esperança, onde os traumas da infância determinam a vida adulta.  Tem um final absolutamente incrível. Ide ler, please, para perceber o que quero dizer. Dei-lhe 4,5, mas já vou alterar para 5 e

De férias

Começam hoje, no sítio de sempre, com as pessoas de sempre.  Um ano à espera do dia 1 de agosto. Chegou mais uma vez. 

Livro 24 / 2024

Imagem
 "A Gloriosa Família " - Pepetela Aconselhado por uma colega, li pela 1a vez Peletela e gostei muito.  O livro conta a saga da família de Batalzar Van Dun,  um traficante de escravos flamengo que mora em Luanda.  A história é narrada através de um escravo mudo e analfabeto durante a ocupação holandesa de 7 anos no território africano, no século XVII. Não entrei de imediato na história, pois o início não me prendeu e até o achei confuso. Mas após as primeiras 40/50 páginas, fiquei presa na narrativa, na fina ironia do narrador, na personagem do escravo e do dono e deslumbrei-me com o que li.  5 estrelas.