Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2024

Livro 18/2024

Imagem
 "A trança" - Laetitia Colombani "A trança", escrito por uma autora francesa, foi (e continua a ser) um sucesso na França.  É um livro que conta a história de três mulheres completamente diferentes em três continentes distintos. Gostei da forma como as três vidas se entrançam e o que lemos sobre a vida das mulheres da Índia foi muito interessante.  É um livro que se lê em 2/3 dias.  Recomendo. 4 estrelas. 

Faites vos jeux. Rien ne va plus!

Imagem
Depois do sucesso no Mundial  de 2022,  repetimos a aposta.  Esta ano, também apostamos nos jogos da 1a fase, que já traduzimos em pontos. Quem vencer, pode pedir uma coisa, que pode, no entanto, ser recusada.

Livro 17/2024

Imagem
 "Não saí da minha noite" - Annie Ernaux É um relato cru e duro, mas tocante sobre a mãe da autora, doente de Alzheimer, nos dois últimos anos da sua vida.  Cada palavra remete para um sentimento quase palpável. É uma das escritoras que mais gosto,  acho.  5 estrelas.  (A autora já tinha escrito um livro sobre a mãe chamado "A Mulher". Ver aqui a minha review ! )

Da noite do Santo António

 Já é um clássico encontrar  dezenas de ex-alunos nessa noite. A novidade, este ano, foi outra.  Disse-me depois o meu mais velho, que andou por lá até de madrugada, que foi abordado por várias pessoas que lhe perguntaram se era o filha da professora Tella. Fiquei super feliz. [ Emojo do boneco convenciadão com os óculos de sol, cheio de pinta.]

Do meu filho

 O meu filho mais velho -  aquele que nasceu há dois dias, parece - fez hoje o exame nacional de Economia.  Andei super ansiosa com isso, como já mencionei. Até me deu num dia uma palpitação mais forte. Porquê? Não sei. Ele estuda muito e é responsável, mas tenho sempre receio que falhe. Não queria nada que falhasse. Dizer que fui muito aborrecida é pouco. Parecia o outro fulano, fui para além da troika! Pressionei-o, sem querer, por causa da minha ansiedade. Ontem à noite, ao deitar,  perguntei-lhe como se sentia. Estava calmo e confiante. Eu, nervosa. Acordou hoje às 7h porque queria chegar uma hora antes do exame (ou não fosse ele filho da sua rica mãe...). Contou-me que sonhou que não o tinham deixado fazer o exame com óculos e como tal,  não conseguia ler as perguntas. Acrescentou que foi um sonho angustiante. 'tadinho do meu rico filho. Um rapaz já feito de quase 17 anos,  mais alto do que eu, a precisar de um abraço de mãe para o reconfortar.  Prova acabada às 12h.  Dei-lhe

Livro 16/2024

Imagem
 " Oh, William!"-  Elizabeth Strout Li o livro por causa de um podcast onde uma atriz qualquer disse maravilhas sobre ele.  É um livro cuja narrativa nunca me prendeu, onde a historia é um tedio e o vocabulário básico e repetitivo.  É um livro cansativo. Não sei qual o objetivo do livro e perguntei-me para onde me ia levar. No fim, percebi. Não nos leva para lado nenhum.  Muito mau. Não recomendo porque vos estimo bastante, caras leitoras e caros leitores deste blog. Até este textocheio de nada tem mais interesse do que o livro. Que tédio.   Dei-lhe duas estrelas (porque nunca dou 1).

L'école est finie!

 Sobrevivemos a mais um ano letivo!  (Falta-me sobreviver à ansiedade que me está a causar o exame nacional do meu Tiago! Nem o abençoado chá de camomila me salva.)

Leitura 15/2024

Imagem
 "A Desobediente: biografia de Maria Teresa Horta" de Patrícia Reis. Livro muito bem documentado, onde mergulhámos na vida e obra de Maria Teresa Horta, mulher das letras e da cultura, feminista,  e jornalista, que abriu caminho para que todas as mulheres em Portugal tivessem voz e fossem donas de si. Uma mulher de convicções fortes, uma lutadora que nunca quis encaixar-se na mentalidade vigente.  É um livro com muito ritmo, nunca foi aborrecido, embora a primeira parte, que remete para a infância da Teresinha, não tenha sido tão interessante como as restantes.  Há muitos anos, li apenas um livro durante o mês de Agosto: "As luzes de Leonor" de Maria Teresa Horta, romance com mais de 1000 páginas que me envolveu com as palavras sempre certas e nunca ao acaso. Depois de descobrir a mulher, quero agora conhecer a obra.  5 estrelas. A ler!