Livro 13 - " Sinais de Fogo"
"Sinais de Fogo" - Jorge de Sena.
Há anos que ando para ler o livro. É, de acordo com muita gente entendida, "um marco na literatura portuguesa". É um livro autobiográfico. O autor quis escrever uma obra que abarcasse a vida portuguesa entre 1936 e 1959. Morreu entretanto e deixou a 1a parte -este livro- que retatra alguns meses de 1936.
Não gostei do livro, nem das personagens, nem do Jorge (de Sena). Nunca senti empatia por ninguém porque nunca sentiram empatia pelos outros.
É o retrato da sociedade da altura, mas a visão que todos têm das mulheres, das prostitutas e das criadas não me permitiu gostar do livro. São miúdos burgueses que se preocupam muito mas que nada fazem. Para além disso, achei o livro entediante, apesar de estar muito bem escrito, claro, e com ritmo. A questão não é estética. É o resto. Não gostei, simplesmente.
Sinto-me sempre um ser aparte quando um livro tão bem cotado e tão reconhecido pela elite intelectual me passa ao lado. Mas é o que é.
2 estrelas.
Comentários