Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2013

Desenho para o avô

Imagem
"o avô no hospital, feliz e triste" [e o meu pai emociona-se com tudo...]

Again

Cá estou eu novamente no Amadora-Sintra por causa do meu pai... Não tinha saudades...

Descoberta dos dois

Imagem

Sinais do tempo em que vivemos

Pedro e Tiago e mais uma amiga deles estão no quarto. Ela está de um lado e os rapazes do outro. Atiram-se peluches, como se de bombas se tratasse. De repente, do lado dos meus rapazes, ouve-se: " A povo continua, a luta vai pra rua!" "O povo unido..."

Gosto do frigorífico

Imagem

O sonho do Tiago que podia muito bem ser o meu...

"Sonhei que estava na praia,na ilha de Armona e o mano e o pai estavam a comer sopa." Ontem, foi ter com um amiga minha e disse-lhe que ia para a ilha no domingo, com os pais e a Carolina. Está mesmo a precisar!

"Posso levar esta bandeira para uma manifestação?"

Imagem

Reunião com a educadora do Pedro

A educadora do Pedro quis marcar uma reunião comigo. Começou por dizer que o Pedro fez uma adaptação muito boa, que é muito atento, que tem uma personalidade forte e que percebe logo o que é para fazer à primeira mas... ... ... mas o rapaz é  violento. Neste último mês, anda a bater em todos, até no Afonso. Dá-lhes socos e atira-lhes à cara tudo o que vê quando se passa. Quis saber se tínhamos notado alguma coisa em casa, se tinha havido qualquer coisa que pudesse provocar as reações. Acho que ele está meio confuso desde que viu o Panda Kung-Fu. Anda sempre a brincar ao karaté / judo / lutas com o irmão. Estamos também num processo de " Pedro, quem_manda_aqui_sou_eu_e_não_tu" e o miúdo anda a ressentir-se com isso.  Falei-lhe disso e vamos tentar atuar da mesma forma, a ver se conseguimos melhoras. Acho que é uma fase mas enfim...ser chamada por causa disso* mostra que o miúdo está a exagerar! (ser chamada por causa disso aos 3 anos e poucos meses...

Influência da escola...

"Mamã, tu gostavas de ter uma cozinheira e uma empregada como o M.?"

Done

Tiago* já está inscrito no primeiro ciclo!  Ai! Já tenho um filho que vai para o primeiro ano! (* ele continua a dizer que não quer ir para a primária porque vai ter de estar sentado o dia todo a trabalhar e em silêncio!)

Pedro muito à frente ou o início de uma bela amizade!

Conversa 1 - Tenho dois namorados: o meu Afonso e a Madalena. - Ó filho, são os teus amigos, não namorados! - Não, são namorados.O João e o David são amigos. Conversa 2 - Os meus namorados são dois. - Ó Pedro, só podemos ter uma ou um namorado de cada vez: ou é a Madalena ou é o Afonso. - Mas eu quero ter dois namorados! Conversa 3 - Hoje dei beijos ao meu Afonso e à Madalena e a Madalena deu-me-m e beijinhos a mim e ao Afonso.

A pergunta

"- Mamã, gostas mais de mim ou do maninho?"

Post "nem_sempre_este_blog_é_um_babyblog"

1 - Há uma cena estranha que acontece comigo, sempre que vejo fotos minhas: estou cada vez mais parecida com a minha mãe. Vejo-a em mim. É estranho, perturbador e tem um " je ne sais quoi" que me não consigo descrever. É uma coisa para a qual não estava preparada. 2 - Tive uma reunião com a educadora do meu filho que nos falou da necessidade que eles tinham em brincar, aprendendo;  em fazer assembleias de turma e ouvirem-se uns aos outros; em fazer desenhos a três ou a quatro depois de "lerem" um livro em conjunto. Foi uma reunião com todos os encarregado de educação, mas disse-me que o Tiago é " tímido e emocionalmente mais frágil". Já marquei uma reunião com ela no terceiro período.  3 - Partilhei uma noite de sentimentos e desabafos com dois amigos. Entre copos e afins, cada um de nós disse o que quis, partilhou momentos bons e maus, coisas muito íntimas, intimas ou assim-assim. Foi uma cena intimista, mas surpreendentemente agradável. Pelo me

A escrita

Imagem
" Mamã, olha o que eu escrevi!" e ri-se!"

Encontro

Hoje cruzamo-nos com o Vasco Lourenço. Disse ao Tiago que ele tinhe feito o 25 de abril e fomos cumprimentá-lo. Very nice!

Quem é quem?

A brincar ao "quem é quem?".  Na 1ª ronda, eu pergunto: - é menino? - tem olhos azuis? - é preto? Na 2ª ronda, o Tiago pergunta: - é menina? - tem óculos? - é africano? Não comentei nada mas fiquei envergonhada com os meus termos. 

Fosso geracional

Imagem
Enquanto leio a história... "Ela ignorava-os mas lá ia repetindo o ditado, como uma cassete: quem não trabuca não manduca !" Interrompe-me e pergunta: - "O quê? O que é uma cassete?" 

"Pai, vamos ler o goody goody?"

Imagem
:)

E de repente, o Pedro deu o salto e tem muito mais jeito do que pensava...

Imagem
Hoje, consulta de rotina para os dois: Tiago, 5 anos: 118 cm de gente e 20,800 kg Pedro, 3 anos: 98 cm de gente e 11,800 kg

Para mais tarde recordar

Delicioso ouvir o Pedro. "magoaste-me-me"ou " abraçaste-me-me". Dá vontade de o apertar e dizer-lhe "adoro-te-te".

1° concerto do Pedro

Imagem
No CCB pela orquestra Metropolitana de Lisboa. (estão os dois no exitex)

Do que se escreve

Há posts antigos que ainda nos fazem rir, sorrir ou chorar. Alguns estão esquecidos e quando reencontrados, despertam qualquer coisa. Há conversas guardadas no Facebook, descobri há pouco, que também me fazem rir e chorar, no momento seguinte.  A vida, por vezes, é mesmo filha da puta. 

Tudo pronto!

Aqui, afinam-se vozes e ensinam-se coisas aos mais novos. O Tiago persiste no erro "O povo lindo jamais será vencido" . O Pedro prefere responder "fascismo nunca mais não" quando lançamos o mote 25 de abril... Quando se canta a música da moda [aka Grândola] , o Pedro só diz o -dade  mas diz "o povo é que -ena. " (alías está neste preciso momento a tocar viola e a cantar o Zeca!) .O Tiago insiste em dizer "o povo é que mais ardente "). Encontramo-nos amanhã, dia 2 de março, certo?