Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2010

Passa cá em casa quase diariamente

Imagem
Se agora temos a fase do Sinbad , já tivemos outras. O primeiro filme que viu do princípio ao fim foi Tarzan , em Novembro 2009. Em Dezembro, a minha mãe ofereceu-lhe O Livro da Selva e foi rodado cá em casa até sei lá quando... Ele adora a história e sobretudo as músicas . Depois veio o Brother's Bear I e II ( Kenai e Koda ). Até eu gosto deste, é o máximo! Fartou-se e virou-se para o Dumbo mas ficava muito transtornado com a mãe presa e deixámos de ver. Tentámos A Dama e o Vagabundo , mas não gosta e 20 minutos depois, diz-nos "esse não". Experimentámos o Rei Leão , mas ele não gosta assim muito e passa o filme todo a perguntar pelo Simba. Não percebe que é o mesmo leão, um bebé e o outro já crescido. Para além disso, o mau da fita é demasiado maléfico. Assusta-se com ele. Também rodou pouco cá em casa e eu não gosto muito desse filme. Como já estamos farto de Sinbad, já estamos a fazer o dowload de Peter-Pan e Robin dos Bosques.

Tiaguices

Imagem
Há pouco, quando me preparava para lhe ler os livros que ele escolheu, aponta para a capa do Ruca faz anos e diz " a menina é a Soraia" . A Soraia é uma colega da sala dele que tem a mesma cor de pele que a menina da capa! Gostei da associação e tinha de a deixar registada.

O ó-ó

Dormir cá em casa sempre foi um tema difícil de gerir. O Pedro parece que segue o caminho do mano. Adormece ao colo e aí fica durante uma boa meia-hora. À noite, se o colocarmos na cama antes disso, acorda. Durante o dia, independentemente do tempo que está ao colo, acorda sempre quando o deito na cama. Se o ponho na espreguiçadeira, fica a dormir. Faz sestas de uma hora e meia quando estamos os dois em casa, sozinhos e em silêncio absoluto. Acorda com qualquer barulho. Quando há mais pessoas (pai e mano), dorme no máximo 45 minutos. Fora de casa, dificilmente o consigo adormecer e faz birras de sono. Começa a dar noites boas. Dorme comigo e acho que se serve da maminha quando lhe apetece. Temos também bar aberto para o sr.Pedro! Acho porque já acordei com ele agarrado à mama. Amamento-o deitada e adormecemos os dois assim, unidos pela mama. O Tiago ainda não dorme a noite toda. Acorda a chamar por mim e a dizer "deita mamã" e a pedir "leitinha". Já tentámos não l

Quê flô?

Imagem
Há muito tempo que o pai ensinou o filho a dar flores à mamã. Sempre que vê uma flor, dá-ma. Nas férias no Algarve, estávamos nós a passear e ouvi-o a gritar "mamã, ó mamã! mamã!" com uma certa impaciência. Dignei-me a olhar para ele e lá tinha ele esta bela flor. "Toma mamã." disse ele todo sorridente. São lindas, não são?!

Representações e afins II

Imagem
Neste desenho, O Senhor como lhe chama o Tiago, fiz apenas o círculo e pedi-lhe para desenhar a boca, o nariz, etc. O desenho está escrito para memória futura. Foi desenhado no dia 23 de Abril 2010. Algum tempo depois, ele representa o senhor com plasticina. Fiz o nariz, a boca, etc e pedi-lhe para os pôr na cara do senhor . Colocou a boca no lugar do nariz. Não quis pôr orelhas mas quis braços a sair da cabeça!

Crescer com amor

Ontem à noite, quando o pai o foi deitar. Pai: o papá ama-te muito. Tiago: a mamã também. É bom saber que os nossos filhos sabem que são amados.

Raios!

Falta um mês para regressar ao trabalho! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

Consulta dos 2 anos e meio

O rapaz está bem. Continua com rinite alérgica. Vai fazer um tratamento durante 90 dias ao fim dos quais terá de fazer exames. Está com 14 kg e 92 cm. A pediatra não resistiu (e nós também não) a pesar o Pedro e parece estar no bom caminho. Temos de continuar com o plano "mama&papa." [E os meus gajitos portaram-se tão bem! Um orgulho!]

4 meses

Resolução

Arranjar uma mulher-a-dias muito em breve. Não sei bem como é que vou encontrar esse alguém mas hei-de conseguir. O caos, aos poucos, invade a nossa casa e traz o seu amigo "pó". Esta casa está de pernas para o ar... Estou agora em casa e até podia dar um jeito mas não me apetece e mesmo que me apetecesse, não consigo. O Pedro dorme todas as tardes ao meu colo (está aqui bem aninhado), pois parece que a cama dele tem picos e mal o deito, toca de chorar! Se por acaso conhecerem alguém de confiança (margem Sul), agradeço.

Futilidades

Não sei o que é pior para o meu ego: comprar um fato-de-banho ou estar na praia de biquíni com a barriga a gelatinar!

Je me repète...

Amamentar sempre foi um prazer, um elo que me uniu ao Tiago e que me une ao Pedro. Nunca foi um fardo, nunca foi doloroso, nunca fiz ferida, etc. Depois de pensar muito, cheguei à conclusão que o que realmente me impede de dar um biberão de leite adaptado ao Pedro é: - a ideia de que se dei mama ao Tiago durante 1 ano, tenho também de amamentar o Pedro durante o mesmo período de tempo; - não ter 100 % a certeza do que o rapaz vai engordar com LA. L'aventure continue...

Há minutos

Imagem
A gritar "mamã coco, coco!" e a correr na direcção do quarto, sempre a gritar "coco, cococ, coco", para escolher um livro. Sento-o na sanita e, como sempre, diz-me "sai mamã e fecha a porta!".

No meio disto tudo, há uma boa nova

O Pedro vai ficar com os avós. Em Setembro, vai ficar com a minha mãe que está de férias enquanto os meus sogros vão viajar pelos E.U.A. Regressam em meados de Outubro. Durante estes 15 dias, o Pedro vai ficar com o meu pai (se não tiver mais nenhum ataque cardíaco) e com a minha avó...Ai! Ai! O que vale é que também vai lá estar o meu mano, de vez em quando.

Consulta dos 4 meses

- 5,170 kg (aumentou 200 gr. num mês...). Não tem percentil. Para estar dentro da curva e ter o mínimo, ou seja, percentil 5, teria de ter 5,400 kg. - 61 cm (percentil 25) Vamos aumentar o número de refeições de papas para duas e vamos optar por papas lácteas. Vamos continuar com leite materno mas por mim, dava-lhe leite adaptado. A pediatra acha que é melhor o LM. No meio disso tudo, noto que tenho muito menos leite, já nem o sinto a subir e as mamas estão normalmente moles. Com muita pena minha, quase com uma dor no peito, acho a minha aventura na amamentação não vai durar muito mais tempo. Dentro de 15 dias, volto lá para o pesar. Se não aumentar convenientemente, vai ter de ser internado para ser todo, mas todo visto. Coração tão apertadinho...

Voltámos...

Imagem
...todos muito contrariados!

Eu

32 anos e um aparelho na boca (já só à noite) como não tinha aos 15 anos. 32 anos e muitos cabelos brancos, como pensei ter só aos 40. 32 anos e um marido melhor que os príncipes encantados idealizados aos 12. 32 anos e um emprego que não sabia se queria aos 19. 32 anos e dois filhos lindos que nunca pensei ter aos 24. 32 anos feitos hoje.

Daqui

A febre foi-se ao fim de 3 dias. O vento veio. O sol mantém-se. As idas à praia estão em stand-by. Os passeios estão em grande. Logo pela manhã, temos tido sempre birra. O resto do dia, temos boa disposição. E a minha mãe faz 53 anos.

Das férias

que ainda vão a meio, posso já assegurar que o Tiago anda feliz da vida. Quer p'aia , fazer castelos na areia e parti-los, apanhar paus e pedras, estar a beber xumo na esplanada, não ter horários, nem rotinas... Anda a delirar! Já disse que para casa, não. Só Auga've! Eu estou feliz de vê-lo assim. O Pedro anda menos feliz, pois há 2 dias que tem febre.

Almoço: a primeira papa

Imagem
Já me tinha esquecido que a primeira vez custa um pouco. Ele estranhou a colher (que nem era de silicone, pois esqueci-me dela em casa), a textura, o sabor, o comer...Tudo normal, portanto! Acho que ficaram demasiadas líquidas. Amanhã, engrosso-as mais. Tirei 100ml de leite e comeu 80 ml. Vamos ver se o rapaz engorda agora!

Para mais tarde recordar

- Tiago, anda tomar banho. - Não. - Anda tomar banho já! - Já disse que não. - Mamã, queres kéké (café)? O Tiago faz. -Tiago, o mano está a chorar, distrai-o um pouco. - Ped'o, cala-te! Depois de qualquer saída,diz sempre: - Para casa não! - Ó Tiago, faz lá o café. - Não há kéké. - Ó filho, as cápsulas estão aqui, na caixa. - Não xabia! Faz essa questão vezes sem conta: - Mamã, o qué ixo? - Não conseguo ! - Não, é "não consigo". - xim , não consegueo! - É minha lego. Corrijo-o. - É meu lego. - Não, é minha! Mamã, não! - Ó Tiago, o que fizeste na escola? - Antunes pumba no Paixão! - Tiago, estavas a brincar com o S. quando a mamã chegou. - Xim. A faxer kéké com axúcar!

Pequeno comentário sobre as férias

Onde é que tinha a cabeça quando resolvi ir à praia de biquíni três meses depois de ter parido?