Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2008

Amamentação

Está a chegar ao fim. Se é que já não chegou ao fim. O único momento em que mama é às 17h00, quando sai da escola. Nota-se que não é fome (até porque acaba de lanchar às 16h30) . É um miminho que nós estabelecemos e que nos sabe bem. De resto, de manhã e à noite, é biberão. Foram quase 11 meses (e ainda está a ser). Nunca pensei amamentar tanto tempo. No início, foi difícil. Ele não sabia agarrar na mama e eu não sabio colocá-lo como deve ser. Agradeço a paciência das enfermeiras do HGO que estiveram quase uma hora connosco a ensinar-nos. Se não fossem elas, se calhar, não tinha conseguido... Podia escrever mil coisas bonitas sobre a amamentação mas a gaivota já o escreveu bem melhor aqui. Correndo o risco de ouvir algumas pessoas a vociferar "mas que raio de mãe !", tenho de dizer que estou cansada de amamentar e que já não me apetece. Chegou (quase, quase) ao fim de uma forma serena e tranquila.

Por lá

Informo a chefia que vou faltar à tarde porque me ligaram da creche a dizer que Tiago estava pior e a continuar a vomitar. Resposta: "não te esqueças de justificar a tua falta da manhã (20 minutos de atraso de uma aula de substituição em que não substitui, nem substituía, ninguém) e a de agora". Tudo isto dito num tom pouco simpático. Só. Nem um "Ok, vai" antes ou um "as melhoras dele" depois. Nada. Apenas aquilo. Citando a minha amiga MJ: badamerda!"

Por cá

Temos o rapaz doente, com uma tosse de velho-que-fuma-há-50-anos, com um nariz entupido e vómitos após cada refeição. O pior foi mesmo hoje de manhã, prontos para começar a nossa correria e ele, pois tomá lá, vómito, como quem diz "rebenta a bolha, mãe, vamos recomeçar tudo de zero..." Banhos, roupas, etc. Já fomos ao pediatra e já receitou umas coisas. Há-de melhorar com certeza. As noites? Más, claro!

As manhãs

Imagem
Têm sido verdadeiramente stressantes. Sem necessidade de comentar a hora a que acordo (7h00), o que me deixa mesmo stressada é a correria toda que se segue. Tenho de deixar o Tiago às 8h00 na creche (hora de abertura da sala dele) e apanhar o comboio das 8h14. Tenho 14 minutos para deixá-lo na escola, falar com a educadora, despedir-me às 3 pancadas do meu filhote, entrar novamente no carro, ir para casa, levar com o trânsito de quem quer sair do dormitório, encontrar estacionamento (vivo perto da estação, o que causa grandes problemas, pois os utentes do comboio estacionam lá, apesar de ser estacionamento para residentes...grrrrr!), estacioná-lo, correr até mais não para a estação e com os pulmões quase a estoirar e a transpirar até mais não, entro no comboio que está na plataforma. E vai ser assim até ao final do ano lectivo! Ó céus!

Alívio

Enquanto falo com a educadora do Tiago, ele (que está já no meu colo) resolve fazer-lhe festinhas na cara, rindo-se. Ufff! Fica-se com consciência mais tranquila porque percebemos naquele gesto que ele gosta dela. É bom sinal.

Desafio

Fui desafiada pela Margui . Eis o resultado: O que estava a fazer hà 10 anos atrás? Há dez anos, estava no segundo ano da faculdade e adorava passar as tardes na esplanada da FCSH na conversa com as minhas amigas. O meu Miguel já estava (e há muito) na minha vida e a minha vida era um grande rio tranquilo! Enfim, tinha 20 anos! O que estavas a fazer no ano passado? Passava a vida sentada nos sofás azuis do colégio, com uma grande barriga. Era uma professora sem turmas mas com horário de 32 horas, à espera que o tempo passasse. E estava ansiosa por ser mãe. 5 Snacks que eu gosto: chocolate, chocolate, chocolate, chocolate e mais chocolate 5 músicas cuja letra sei de cor: Eh pá! Não sou muito de música! Sei a música de "atirei o pau ao gato" e acho que é só! 5 coisas que nunca voltaria a vestir/calçar: Mini saias, casacos ou camisas com enchumaços, calções curtos, saias rodadas e meias brancas com as raquettes. 5 brinquedos que eu gosto: livros, legos, puzzles, bolas e ...afina

Cúmulo

O cúmulo da distracção e/ou do cansaço: lavar-me, pôr umas cuecas e pôr um penso diário ao contrário, puxar as cuecas para cima, vestir as calças e sentir algo a colar cá em baixo e não pensar nada. Acordar o puto, mudar-lhe a fralda e começar a sentir um desconforto, uma sensação das nádegas e afins a colar e pensar que o penso está mal colocado. Tirar as calças, descer as cuecas e constatar que o penso ficou em cima, colada à dita cuja... e não é que o filha da mãe estava bem colado...chiça!

O meu ...

Imagem
...pequeno príncipe ... coelinho ... Salgueirinho Maia

Que fique registado

que a maior estupidez que fiz, enquanto mãe, foi deixar-te chorar durante duas horas, mais precisamente das 3h00 às 5h00 da manhã para tentar habituar-te a não acordar durante a noite. Uma amiga citou um artigo do Eduado Sá para me fazer perceber que eu estava errada (obrigada Muvi!) . Ele dizia qualquer coisa como "mau era quando eles deixam de chorar, porque significa que já desistiram, porque já não esperam nada." A ideia petrificou-me... A leitura do livro No Coração das Emoções das Crianças ajudou-me a perceber o quaão errada estava: "A separação ou o sentimento de abandono não conduz à autonomia, mas sim ao medo do abandono e à dependência relacional." "O bebé não pode satisfazer as suas necessidades sozinho. E quando os adultos de quem ele depende lhe negam a sua disponibilidade, ele fica muito aflito.. Para sobreviverem, para se fazerem aceitar, para se fazerem amar, os bebés rapidamente aprendem a submeter-se às boas graças dos que se ocupam deles. A

the hole

Imagem

Final de dia perfeito

Imagem
Caminhada. Sol. Beira-mar. Pés molhados. Miguel. Tiago. Respirar fundo.

Primeiro recado da escolinha

Olá papás, Os dias vão sendo melhores, embora as 2as feiras sejam sempre difíceis. Hoje já comeu ainda melhor que ontem. Dormiu e vai brincando, ora sozinho, ora com o amigo cuja idade é a mais próxima da dele. Bjs, Lena [post apaneleirado, eu sei...]

Mais um dia na creche

Ontem foi um dia terrível com o Tiago a chorar duas horas (esteve lá três) e a vomitar por causa dos nervos. Quando o fui buscar, ainda chorava. Dizia-me a educadora que eledemonstrava estar revoltado e que é muito resistente. Hoje de manhã, quando vê a sala dele, agarra-se a mim a chorar e já no colo da educadora, estende as mãos na minha direcção. De coração partido, lá me vou embora. À tarde, encontro-o, pela primeira vez, a brincar num ginásio com um bebé. Quando me viu, desatou a chorar. Menos mal. Estou mais aliviada.

Do alto dos meus pais, 10 meses vos contemplam

Imagem

Actualização

Eh pá! Esta noite foi diferente. Não acordou às 2h nem às 4h. Perguntar-me-ão vocês: então estás contente? Nem por isso. Acordou às 3h30 e às 5 e tal. Podia acrescentar uma palavra feia, mas ainda não há necessidade (mas falta pouco, muito pouco).

Consulta dos 9 meses aos 10

O Tiago está bem e recomenda-se. Pesa 8,850 kg (P.25) e mede 74 cm (P.50). Mudamos de pediatra. O outro tinha sempre a agenda muito preenchida , com 50 mil consultórios. Para além disso, fui notando que algumas coisas não batiam certas, como por exemplo, recomendar(ainda) flúor ou dizer-nos para introduzir carne de porco aos 6 meses. Pois, pois! Nem pensar. Gostei desta médica. Recomendou e muito a "abolição" da maminha às 21h00, para o adormecer. Quer que eu dê mais tarde, por volta das 23h00 para se aguentar a noite toda e dormirmos enfim uma noite seguidinha. ( O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará!) . É lógico mas difícil porque ele quer a mamã para dormir e tirar-lhe assim uma coisa tão boa... Hoje, por acaso, foi uma hora mais cedo para a caminha e adormeceu sem mamar, em 5 minutos (Repito: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará!). Chut, deixa-me dizer isso baixinho: pode ser que ele não acorde às 2h00 para mamar, nem às 4h30/5H00 .

Tiago wrote...

Imagem
ki14J32 354mmb5rmgmagmymyd68 GGJHKL x2\d43eqdhvsygibq00

Creche - a saga continua

Foi mais do mesmo. Choro durante hora e meia, sopa vomitada com tantos nervos e mãe chorosa quando o foi buscar. E amanhã é um novo dia.

10 meses

E só me ocorre escrever isto: há 10 meses que não durmo uma noite seguidinha! [Pensavam que ia dizer que ele é um fofo, um lindo, o meu mais do que tudo e que o tempo passa a fugir?]

Creche

Como era de esperar, o primeiro dia na creche não correu bem. O Tiago até foi para o colo da educadora mas quando virei costas, desatou a chorar. Saí da escola lavada em lágrimas. Não sabia que ia custar tanto. Duas horas e meia depois, fui buscá-lo e estava a dormir. Chorou durante uma hora e meia, não quis comer nada e foi o director do infantário que o tentou acalmar (em vão) passeando com ele pelas várias salas. Quando a educadora mo deu, ele acordou e mal abria os olhos com sono mas agarro-se a mim como nunca o tinha feito antes. Dava-me um abraço e largava-me para olhar para mim. Chorei mais uma vez. As educadoras devem ter pensado que sou uma pilha de ansiedade! Adiante... Amanhã há mais e durante mais horas...